O jazz tem muitas linguagens, mas uma das suas marcas mais fortes é a improvisação. O grupo português TGB faz da improvisação uma das suas características mais marcantes, com resultados muito convincentes, só possíveis através de três instrumentistas de grande criatividade e apuro técnico. Acresce que o grupo tem uma formação pouco habitual, para não dizer inédita no mundo do jazz – a tuba de Sérgio Carolino, a guitarra de Mário Delgado e a bateria de Alexandre Frazão criam uma sonoridade pouco habitual, fazendo de cada concerto uma experiência musical inusitada e enriquecedora. Tudo isso poderá testemunhar-se neste concerto em Silves.
quinta-feira, julho 31, 2008
TGB levam jazz alternativo a Silves
O jazz tem muitas linguagens, mas uma das suas marcas mais fortes é a improvisação. O grupo português TGB faz da improvisação uma das suas características mais marcantes, com resultados muito convincentes, só possíveis através de três instrumentistas de grande criatividade e apuro técnico. Acresce que o grupo tem uma formação pouco habitual, para não dizer inédita no mundo do jazz – a tuba de Sérgio Carolino, a guitarra de Mário Delgado e a bateria de Alexandre Frazão criam uma sonoridade pouco habitual, fazendo de cada concerto uma experiência musical inusitada e enriquecedora. Tudo isso poderá testemunhar-se neste concerto em Silves.
Maria João e Mário Laginha com big band do Hot Club
quarta-feira, julho 30, 2008
IN Adega - DançArte prepara Novo Espectáculo
um espectáculo do novo ciclo IN OUT
Estreia em Agosto, Herdade de Algeruz
terça-feira, julho 29, 2008
NoFIT STATE: "TABÚ" - O Novo-Circo regressa ao CCB
08 a 31 Agosto - 22H
Espaço Circo - CCB
“É o Cirque du Soleil, mas sem os enfeites Disney e em versão mal-comportada... Este é o futuro do circo britânico”.
The Guardian
É Uma Viagem Vertiginosa… Mas consegue resistir? Se pensa que vem ver palhaços e chimpanzés, engana-se. A companhia britânica aclamada pela crítica, NoFIT STATE, aterra em Lisboa na sua nave espacial única para nos levar numa vertiginosa viagem ao mundo do novo-circo.
TABÚ é uma explosão de emoções intensas. É um verdadeiro caos coreografado que acontece em cima do público e ao seu redor. É uma combinação entre circo, performance, vídeo e música ao vivo.
É alucinante e prometemos que depois disto nada será igual…
Jazz às Quintas no CCB - 31 Julho
Sérgio Pelágio/Mário Franco Quartet
Sérgio Pelágio – guitarra eléctrica
Mário Franco – contrabaixo
Pedro Segundo – bateria
Luís Cunha- trombone
Retoma de uma parceria na década de 1980, este quarteto volta a juntar Sérgio Pelágio e Mário Franco, nomes entretanto firmados na cena nacional.
O guitarrista Sérgio Pelágio consagrou-se como compositor de cena e co-criador de espectáculos como Casio Tone, Subtone e Tritone, juntamente com a coreógrafa Sílvia Real. Já o contrabaixista Mário Franco encetou uma carreira a solo que tem sido elogiada dentro e fora de portas e merecido o envolvimento de músicos com o relevo de Dave Binney e Jesse Chandler.
Se nos anos do arranque desta parceria a influência era, muito obviamente, a do “som ECM” numa mistura de jazz, música clássica e rock próxima da etiqueta discográfica alemã, hoje partem de onde ficaram para ir mais longe, tão longe quanto acharem que faz sentido.
segunda-feira, julho 28, 2008
Bernardo Sassetti leva Ascent a Évora
Ascent é um projecto de Bernardo Sassetti que conjuga orientações e preocupações recentes do pianista e compositor: a música, naturalmente, mas também os silêncios significantes e as imagens. É um projecto que se constrói com sons e imagens com elas relacionados, ganhando outros significados e valências. Em palco, para além do pianista, intervêm Ajda Zupancic, no violoncelo, Jean-François Lezé, no vibrafone, e Alexandre Frazão, na bateria.
sexta-feira, julho 25, 2008
Um toque de Jazz - 26 e 27 Julho 2008
At Carnegie Hall, concerto pelo Quarteto de Thelonius Monk (Ahmed Abdul-Malik no contrabaixo e Shadow Wilson na bateria), com o saxofonista John Coltrane, no Carnegie Hall (Nova Iorque). Gravação de 29.11.57, até hoje inédita. Edição Blue Note
Domingo, 27 de Julho
Town Hall Concert, concerto pelo Quinteto de Dizzy Gillespie-Charlie Parker, com Al Haig (pn), Curley Russell (cb) e Max Roach (bat), no Town Hall (Nova Iorque). Gravação de 22.06.45, até hoje inédita. Edição Uptown Records
Um toque de Jazz
Sábados e Domingos às 23h00
Manuel Jorge Veloso
Antena 2
http://www.rtp.pt
quinta-feira, julho 24, 2008
Camerata Senza Misura no Festival de Música da Póvoa
quarta-feira, julho 23, 2008
World Music no CCB
01 Agosto - 22h00
Grande Audítório - 5€
TONY ALLEN (nigéria)
Baterista ímpar, Tony Allen é hoje o grande nome vivo do afro-beat, estilo de música ao qual está associado desde a sua génese ao lado do imortal Fela Kuti. Actualmente, é um dos membros do projecto The Good, The Bad and The Queen do qual fazem também parte Damon Albarn (Blur), Paul Simonon (The Clash) e Simon Tong (The Verve e Blur).
02 Agosto - 22h00
Praça Museu - Entrada Gratuita
TOUMANI DIABATÉ (mali)
Toumani Diabaté é um dos músicos mais importantes em África. Toumani toca cora, uma harpa única e original da África Ocidental com 21 cordas; e mais do que qualquer outro intérprete de cora, Toumani é responsável por apresentar este instrumento a audiências do mundo inteiro. É um intérprete com uma virtuosidade e uma criatividade verdadeiramente excepcionais – alguém que demonstra que a kora pode rivalizar com os melhores instrumentos do mundo.
03 Agosto - 19h00
Praça Museu - Entrada Gratuita
RABIH ABOU-KHALIL (líbano) feat. RICARDO RIBEIRO (portugal)
Rabih Abou-Khalil é um dos grandes mestres do alaúde, instrumento que desde sempre procurou explorar de maneira inovadora, criando uma linguagem musical universal que é apreciada e elogiada por amantes e críticos das mais diversas áreas musicais, do jazz à música clássica, passando, claro, pela world music. No seu mais recente trabalho, o compositor libanês recebe a voz de Ricardo Ribeiro, jovem fadista português com uma originalidade e força raras, que com esta colaboração com Rabih conquistará certamente os palcos internacionais.
03 Agosto - 22h00
Grande Auditório - 5€
ELIADES OCHOA (cuba)
Membro e director musical durante vários anos do mítico Cuarteto Patria, reconvertido mais recentemente em El Grupo Pátria, e peça vital do projecto Buena Vista Social Club, Eliades Ochoa é uma lenda viva da canção cubana. Canções como “Chan Chan”, “El Cuarto de Tula” ou “El Carretero”, interpretadas por Eliades, foram a base do êxito deste disco histórico que vendeu mais de dez milhões de cópias, e conquistou um Grammy em 1997.
Mais informações em http://www.ccb.pt/
terça-feira, julho 22, 2008
Burgher King Lear ainda reina
Já vi esta peça há uns tempos. Mas descobrí este vídeo no (indispensável) YouTube, e resolví partilhar. Anton Skrzypiciel e Miguel Borges interpretam, sob a leitura de João Garcia Miguel, uma das peças maiores de William Shakespeare: O Rei Lear. A cargo de Anton Skrzypiciel fica o papel do rei (louco?), enquanto Miguel Borges interpreta todas as restantes personagens. São cerca de duas horas imparáveis, cheias de emoções fortes. O espectáculo esteve dia 20 de Julho no Festival de Teatro Clássico de Olite (Navarra), e estará no próximo dia 2 de Agosto no Festival Shakespeare em Mataró (Barcelona).
Não conheço planos para mais apresentações em Portugal, mas caso haja, é um espectáculo a não perder.
Jazz às Quintas no CCB - 24 Julho
Scott Fields Freetet
Scott Fields – guitarra
Sebastian Gramss – contrabaixo
João Lobo – bateria
À guitarra de Scott Fields junta-se o contrabaixo de Sebastian Gramss e a bateria de João Lobo numa revisitação ao free jazz, não para o repetir ou para se juntarem aos seus presentes desenvolvimentos, mas para experimentarem outra coisa.
Conhecido pelas suas complexas e intrigantes composições com técnicas “picadas” da música erudita contemporânea, o guitarrista Scott Fields faz com estes freetet um investimento muito particular: pega no modelo do free jazz original, de Ornette Coleman, e projecta-lhe outras implicações que não necessariamente aquelas a que hoje assistimos. A simplificação dos recursos, o enfoque na subtileza dos elementos e até um certo reducionismo são as regras do jogo, pelo que Fields não submete a guitarra aos seus habituais objectos de manipulação sonora nem ao processamento de pedais de efeitos.
segunda-feira, julho 21, 2008
Jazz em Agosto 2008
Otomo Yoshihide New Jazz Orchestra feat Axel Dörner, Cor Fuhler, Mats Gustafsson (Japão, Alemanha, Países Baixos, Suécia)
Otomo Yoshihide (condutor, guitarra), Kahimi Karie (voz), Mats Gustafsson (sax tenor), Sachiko M (sinewaves), Kumiko Takara (vibraphone), Hiroaki Mizutani (contrabaixo), Yasuhiro Yoshigaki (bateria, trompete), Axel Dörner (trompete), Masahiko Okura (sax alto, clarinete baixo, carrilhão), Taisei Aoki (trombone), Cor Fuhler (piano), Ko Ishikawa (sho), Taku Unami (objectos), Yoshiaki Kondoh (desenho som)
«Last Date»
Filme documental sobre Eric Dolphy com a presença do realizador, Hans Hylkema
Satoko Fujii Min-Yoh Ensemble (Japão/EUA)
Satoko Fujii (piano), Natsuki Tamura (trompete), Curtis Hasselbring (trombone), Andrea Parkins (accordeon, piano, laptop)
«A Bookshelf on Top of The Sky»
Filme documental sobre John Zorn da realizadora Claudia Heuermann
PAAP (Japão)
Inada Makoto (contrabaixo, voz), Katori Kouichirou (piano, accordeon, voz), Mizutani Yasuhisa (sax soprano, clarinete, flauta, percussão)
John Zorn / Fred Frith (EUA, Reino Unido)
John Zorn (sax alto), Fred Frith (guitarra eléctrica)
«Misha Mengelberg Afijn»
Filme documental sobre Misha Mengelberg com a presença da realizadora e montadora Jellie Dekker e editor de som Dick Lucas
Taylor Ho Bynum Sextet (EUA)
Taylor Ho Bynum (corneta), Matt Bauder (sax tenor, clarinete, clarinete baixo), Mary Halvorson (guitarra eléctrica), Evan O’Reilly (guitarra eléctrica), Jessica Pavone (viola, baixo eléctrico), Tomas Fujiwara (bateria)
«The Changing Scene»
Mesa Redonda moderada por Bill Shoemaker com a participação dos músicos Joe McPhee, Taylor Ho Bynum, Mary Halvorson e Barre Phillips
Memorize the Sky (EUA)
Matt Bauder (sax tenor, clarinete, clarinete baixo, percussão), Zach Wallace (contrabaixo, vibrafone, percussão), Aaron Siegel (tarola, bombo, percussão)
Sylvie Courvoisier Lonelyville (Suíça, França, Japão, EUA)
Sylvie Courvoisier (piano), Mark Feldman (violino), Vincent Courtois (violoncelo), Ikue Mori (laptop), Gerald Cleaver (bateria)
Fritz Hauser (Suíça)
Solo percussão
Pascal Contet/Barre Phillips (França, EUA)
Pascal Contet (accordeon), Barre Phillips (contrabaixo)
Peter Brötzmann Chicago Tentet (Alemanha, EUA, Suécia, Noruega)
Peter Brötzmann (clarinete, taragot, sax alto e tenor), Mats Gustafsson (sax barítono, slide sax), Ken Vandermark (clarinete, sax tenor e barítono), Joe McPhee (trompete, sax alto), Johannes Bauer (trombone), Jeb Bishop (trombone), Per Åke Holmlander (tuba), Fred Longberg-Holm (violoncelo), Kent Kessler (contrabaixo), Paal Nilssen-Love e Michael Zerang (bateria)
sexta-feira, julho 18, 2008
Um toque de Jazz - 19 e 20 Julho 2008
From Spirituals to Swing (1)
Os célebres concertos produzidos por John Hammond no Carnegie Hall de Nova Iorque em 23 de Dezembro de 1938, com a orquestra de Count Basie, o sexteto de Benny Goodman, os New Orleans Feetwarmers de Sidney Bechet e os cantores Big Bill Broonzy, Joe Turner, Helen Humes e Billie Holiday, entre outros. 1ª Parte
Domingo, 20 de Julho
From Spirituals to Swing (2)
Os célebres concertos produzidos por John Hammond no Carnegie Hall de Nova Iorque em 23 de Dezembro de 1938, com a orquestra de Count Basie, o sexteto de Benny Goodman, os New Orleans Feetwarmers de Sidney Bechet e os cantores Big Bill Broonzy, Joe Turner, Helen Humes e Billie Holiday, entre outros. 2ª Parte
Um toque de Jazz
Sábados e Domingos às 23h00
Manuel Jorge Veloso
Antena 2
http://www.rtp.pt
Bernardo Sasseti e Mário Laginha estreiam tema inspirado nos amores de Pedro e Inês
Bernardo Sasseti e Mário Laginha apresentam, em estreia absoluta, o tema “Lágrimas – suite para 2 pianos e 3 movimentos”, no espectáculo de inauguração do anfiteatro Colina de Camões, em Coimbra, dia 20 de Julho, às 18 horas.
A vegetação, os sons da folhagem e dos pássaros, a imagem da cidade ao longe e a água a correr da fonte dos amores, tudo isso tocou o músico que ali passou algum tempo para interiorizar as múltiplas ambiências agora transpostas para o piano.
Ele próprio assume que esta suite musical é uma procura. E nesse sentido, sublinha Sasseti, “procuraremos os sons em construção que dali poderão ecoar: dois pianos, a música, o espaço e o momento, num diálogo vivo com o amor de Pedro e Inês e a consciência dos ciclos que a vida e a morte encerram – de hoje para amanhã”.
A partir do palco, cuja imagem é reflectida num pequeno lago circular que se encontra à frente, Sasseti e Laginha vão interpretar, ainda, vários temas da sua autoria, como “A menina e o piano”e o “Sonho dos outros”. À paleta de José Afonso foram buscar alguns temas emblemáticos como “Vampiros”, “Era um redondo vocábulo” e “Trás outro amigo também”, cuja interpretação consta do alinhamento do espectáculo.
4teto de André Fernandes no Jazz de Serralves
O quarteto do guitarrista André Fernandes vai levar até à edição deste ano do Jazz no Parque, em Serralves, no Porto, a magia da sua música, que alia uma aparente simplicidade melódica a uma complexa teia harmónica e tímbrica. É um som muito marcado pela personalidade de um jovem guitarrista que está a marcar o jazz português e que soube rodear-se de um conjunto de instrumentistas de grande qualidade: Mário Laginha no piano, Nelson Cascais no contrabaixo e Alexandre Frazão na bateria.
quinta-feira, julho 17, 2008
OJM + Orquestra Nacional do Porto, uma “mistura” invulgar
A Orquestra Jazz de Matosinhos e a Orquestra Nacional do Porto vão entrar numa “aventura” musical rara. As duas formações orquestrais, com culturas diferentes e estilos marcados por mundos sonoros distintos, vão juntar-se no mesmo palco, vão misturar sons em busca de uma unidade, no espaço exterior da Casa da Música, no Porto. Sob a direcção do jovem maestro britânico Alexander Shelley, vão interpretar peças de Leonard Bernstein (danças sinfónicas de West Side Story), Duke Ellington (Night Creature) e Rolf Liebermann (Concerto para banda de jazz e Orquestra Sinfónica). O resultado desta viagem extraordinária poderá ser apreciada na noite de 18 de Julho, mas há, à partida, um dado certo: a excelência dos instrumentistas que integram as duas formações. Um concerto a não perder.
terça-feira, julho 15, 2008
Jazz às Quintas no CCB - 17 Julho
Trio Sonic Motion
Jorge Reis – saxofones
Demian Cabaud – contrabaixo
André Sousa Machado – bateria
Os Sonic Motion reúnem o saxofonista Jorge Reis, o contrabaixista argentino Demian Cabaud e o baterista André Sousa Machado num trio que procura novas formas de explorar e apresentar o jazz.
Pegando num formato instituído pelo hard bop que depois o free continuou, os Sonic Motion reivindicam a liberdade conceptual para manipular os conteúdos melódicos e estruturais dos temas e até realizar uma permuta dos papéis convencionais dos instrumentos envolvidos, seja com composições originais ou com os standards do jazz. Estes últimos não são encarados de forma passiva, mas como “fonte de inspiração para novas maneiras de abordar, exprimir e investigar esta música”.
Jazz im Goethe Garten
15.07.2008 SING SING PENELOPE (Polónia)
17.07.2008 YURI HONING WIRED PARADISE (Países Baixos)
22.07.2008 MANUEL MENGIS GRUPPE 6 (Suíça)
24.07.2008 MATTHIAS SCHRIEFL SHREEFPUNK (Alemanha)
Os concertos realizam-se às 19h00 e os bilhetes custam 5€ (3€ com desconto)
Goethe-Institut Portugal
Campo dos Mártires da Pátria, 37
1169-016 Lisboa
Portugal
Tel.: +351 2188245-10
www.goethe.de/portugal
segunda-feira, julho 14, 2008
Lisbon Jazz Summer School
O Centro Cultural de Belém vai ter pela primeira vez uma escola de Verão de jazz. É a Lisbon Jazz Summer School (LJSS), que irá decorrer entre 18 e 26 de Julho em vários espaços do CCB. Alguns dos principais objectivos da LJSS são: oferecer uma formação de qualidade aos estudantes e músicos de jazz em Portugal; proporcionar aos participantes do Curso de Verão um contacto intensivo com músicos internacionais de primeira linha; dar a oportunidade aos participantes do Férias com Jazz de se iniciarem nesta linguagem musical; e contribuir para a dinamização do jazz nacional e para o seu reconhecimento internacional. A LJSS decorrerá nos seguintes momentos: Concerto de Abertura por Mulgrew Miller & Wingspan; Curso de Verão; Férias com Jazz; Jam Sessions diárias; Concertos de Encerramento pelos participantes da LJSS.
18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25 e 26 Jul 2008
Concerto de Abertura Mulgrew Miller & Wingspan
Grande Auditório 18 de Julho 21H00
MULGREW MILLER Piano
IVAN TAYLOR Contrabaixo
RODNEY GREEN Bateria
STEVE NELSON Vibrafone
ANTONIO HART Saxofone alto
DUANE EUBANKS Trompete
Curso de Verão
O Curso de Verão será leccionado pelos músicos de Mulgrew Miller & Wingspan e destina-se a participantes portugueses e estrangeiros com idades a partir dos 16 anos. Trata-se de um curso intensivo de jazz de níveis médio e avançado, no qual a formação dos participantes se faz através da oportunidade única de conviverem de perto com a dinâmica de um sexteto de jazz reconhecido internacionalmente.
Direcção Pedagógica Mulgrew Miller
Curso intensivo de jazz, nível médio e avançado
De 19 a 26 de Julho
Das 10:00 às 18:00
Público-alvo 40 participantes, a partir dos 16 anos
Língua oficial Inglês
Formadores Mulgrew Miller & Wingspan: Mulgrew Miller (piano); Ivan Taylor (contrabaixo); Rodney Green (bateria); Steve Nelson (vibrafone); Antonio Hart (saxofone); Duane Eubanks (trompete).
Aulas de instrumento, combo, improvisação e masterclasses são algumas das actividades que compõem a estrutura curricular deste curso dirigido a participantes portugueses e estrangeiros. A formação dos participantes passará também pela oportunidade única de conviverem de perto com a dinâmica de um sexteto de jazz reconhecidointernacionalmente.
Férias com Jazz
Em paralelo, orientado por seis músicos portugueses, vai decorrer o Férias com Jazz, um curso de iniciação ao jazz para estudantes de música com idades entre os 12 e os 15 anos, num total de 30 participantes. Uma semana de férias com aulas práticas de improvisação, instrumento, combo e Big Band, entre outras actividades musicais de aprendizagem da linguagem do jazz
Direcção Pedagógica Gonçalo Marques
Iniciação ao Jazz
De 19 a 26 de Julho
Das 10:00 às 18:00
Público-alvo 30 participantes, entre os 12 e os 15 anos
Língua oficial Português
Formadores Ana Araújo (piano); Bruno Santos (guitarra); Claus Nymark (trombone, Big Band); João Guimarães (saxofone); Nelson Cascais (contrabaixo); Marcos Cavaleiro (bateria)
Uma semana de férias orientada por músicos de jazz portugueses, com aulas de instrumento, combo, Big Band e aulas teóricas, entre outras actividades musicais de aprendizagem da linguagem do jazz.
Jam Sessions
A complementar a vertente formativa da LJSS, decorrem diariamente Jam Sessions entre as 22:00 e a 01:00, na Cafetaria Quadrante. Aqui, os participantes, tanto do Curso de Verão como do Férias com Jazz, vão ter oportunidade de tocar em conjunto e também com os músicos/formadores portugueses e estrangeiros. As Jam Sessions são gratuitas e abertas ao público.
De 19 a 25 de Julho na Cafetaria Quadrante
Das 22:00 à 1:00
Entrada livre
Concertos de Encerramento
O último dia será de grandes emoções para os participantes da LJSS, que sobem ao palco do Pequeno Auditório do CCB para protagonizarem os Concertos de Encerramento: às 18:00, concerto pelos participantes do Férias com Jazz; às 21:00, concerto pelos participantes do Curso de Verão. Estes concertos são gratuitos para que todos os familiares, amigos e amantes do jazz possam vir testemunhar esta festa de encerramento da LJSS 2008
pelos participantes da LJSS
26 de Julho 18h00 Concerto pelos participantes do Férias com Jazz
26 de Julho 21h00 Concerto pelos participantes do Curso de Verão
Pequeno Auditório
Preço único 5€
Contactos
Alexandra Ávila & João Godinho
Lisbon Jazz Summer School
Centro Cultural de Belém
Tel: (+351) 213 612 994
Tlm: (+351) 964 491 696
E-mail: ccb.ljss@gmail.com
Mulgrew Miller & Wingspan no CCB - 18 Julho
21H00
GRANDE AUDITÓRIO - CCB
MULGREW MILLER piano
IVAN TAYLOR contrabaixo
RODNEY GREEN bateria
STEVE NELSON vibrafone
ANTONIO HART saxofone alto
DUANE EUBANKS trompete
Mulgrew Miller é um dos músicos do panorama jazzístico actual com mais discos gravados, cerca de 400, ficando em segundo lugar apenas atrás do seu colega e amigo Kenny Barron. Desde muito cedo, este pianista americano procurou rodear-se apenas dos melhores músicos, tendo tocado com a maioria dos grandes nomes do jazz - Art Blakey's Jazz Messengers, Quinteto de Tony Williams, Duke Ellington Orchestra, Joe Lovano, Trio de Ron Carter... entre tantos outros. Mulgrew Miller traz ao CCB, pela primeira vez, o seu sexteto - Wingspan.
Wingspan, sexteto que Mulgrew Miller tem conduzido ao longo de vinte anos, conta actualmente com Steve Nelson no vibrafone, Duane Eubanks no trompete, Steve Wilson no saxofone alto (nesta participação substituído por Antonio Hart), Ivan Taylor no contrabaixo e Rodney Green na bateria. O grupo retomou a sua actividade em 2006 com um concerto em tributo a James Williams, a quem Mulgrew Miller sucedeu enquanto Director de Estudos de Jazz na William Paterson University em New Jersey. Wingspan é também o título de um tema original do pianista, composto em tributo a Charlie Parker. O repertório do grupo inclui composições originais de Mulgrew Miller e temas do cancioneiro americano.sexta-feira, julho 11, 2008
Um toque de Jazz - 12 e 13 Julho 2008
As gravações completas de estúdio realizadas para a Clef e para a Verve pela Orquestra de Count Basie nos anos 1950s. 3º Programa
Domingo, 13 de Julho
One Down, One Up, gravação radiofónica inédita realizada ao vivo, em 26 de Março e 7 de Maio de 1965, no clube Half Note de Nova Iorque, pelo quarteto do saxofonista John Coltrane, com McCoy Tyner (pn), Jimmy Garrison (cb) e Elvin Jones (bat)
Um toque de Jazz
Sábados e Domingos às 23h00
Manuel Jorge Veloso
Antena 2 http://www.rtp.pt
quarta-feira, julho 09, 2008
“VADIOS” Camané, Laginha e Sassetti no Festival Música Portuguesa Hoje
Em tempo de miscigenação musical, a arrumação neste ou naquele género musical do que sairá da contaminação de um fado visceral como o de Camané pelos sons e pelos modos interpretativos de Laginha, de Sassetti e de Bica, é pouco ou mesmo nada importante. O ponto de partida são os fados do intérprete de “Pelo Dia Dentro” e “Sempre de mim”, o ponto de chegada será qualquer coisa indefinível mas, seguramente, com a consistência que se pode esperar de tão extraordinário conjunto de músicos, instrumentistas e criadores. Um desafio tão arriscado quanto aliciante, agarrado sem medo por quatro indómitos “vadios” da música portuguesa…
terça-feira, julho 08, 2008
O contrabaixo de Carlos Bica em trio com João Paulo e Mário Delgado
O concerto no Auditório do Museu do Oriente, em Lisboa, no dia 11 de Julho, surge no seguimento de uma série de convites para concertos que surgiram após o lançamento de “SINGLE”, o primeiro álbum de contrabaixo solo de Carlos Bica. Na digressão que fez em Portugal, Bica resolveu ter como convidados alguns dos seus amigos e músicos favoritos, tais como: João Paulo, Jesse Chandler, Sam the Kid, DJ Ilvibe, Matthias Schubert, Kalaf, Kalle Kalima, Alexandre Soares, Jorge Coelho, Ana Brandão e Mário Delgado. Daí resultaram encontros inéditos e surpreendentes. O concerto desta noite não será um concerto a solo com convidados, mas sim um concerto em trio, pois, como Bica diz, “seria um desperdício não tirar o máximo proveito da presença de João Paulo e Mário Delgado e de toda a música que têm para dar”. O pianista João Paulo, o guitarrista Mário Delgado e o próprio Carlos Bica são músicos cujo currículo e enorme criatividade musical dispensam qualquer apresentação circunstanciada. As composições de Carlos Bica serão o ponto de encontro para esta noite de música.
Jazz às Quintas no CCB - 10 Julho
Mark Helias Open Loose
Tony Malaby - saxofone tenor
Mark Helias - contrabaixo
Tom Rainey - bateria
O contrabaixista Mark Helias, famoso por combinar a melhor tradição jazzística com a exploração de novas possibilidades, traz ao CCB o seu Open Loose, com Tony Malaby e Tom Rainey.
Os Open Loose de Mark Elias contam já com vários álbuns editados, tendo na sua formação os músicos Tony Malaby e Tom Rainey ou Ellery Eskelin e Gerald Cleaver. O que este colectivo apresenta é precisamente o que o nome promete: “open”, no sentido de que as estruturas e as composições são pensadas com o propósito de servirem a improvisação, e “loose” porque a interacção dos três músicos se desenvolve de forma solta e com um espírito verdadeiramente colectivo.
segunda-feira, julho 07, 2008
Maria João e Mário Laginha no Dia de Portugal na Expo de Zaragoza
A dupla Maria João e Mário Laginha vai estar presente, com a sua música, no Momento Cultural de abertura do Dia de Portugal na Expo de Zaragoza, às 11h00 do dia 11 de Julho. Mas a cantora e o pianista portugueses não vão limitar a sua participação na Expo de Zaragoza a este momento especial. No mesmo dia, às 20h00, no Balcón de las Culturas, João e Laginha dão um concerto que tem por tema a água como fonte de vida, que cimentou o evento da cidade espanhola. O desafio foi lançado pelo comissariado português para a Expo, e os dois músicos resolveram pegar no mote “aquático” para recriar temas de sua autoria ou de autores com os quais colaboraram ou com quem mais se identificam.
Em 15 anos de carreira, com muitas centenas de concertos realizados e uma dezena de discos gravados, foram muitas as circunstâncias em que a água, em sentido literal ou nas suas múltiplas figurações, inundou as letras e o espírito das músicas de Maria João e de Mário Laginha. Pelo concerto de Zaragoza poderão passar as “águas de Março” de Jobim, o “abraço de mar com a mão da maré” pela “ponte” de Lenine, ou a “água cinzenta” inundada “de som e luz”, caída desamparada do céu. Com João e Laginha, sobem ao palco de Zaragoza o contrabaixista Nelson Cascais e o baterista e percussionista Vicky.
Festival Música Portuguesa Hoje - CCB
PREÇO: 5€ POR CONCERTO
PROGRAMA:
Dia 11
. Orquestra Sinfónica Portuguesa
. Ricardo Rocha Solo
. LUME Big Band
Dia 12
. OrchestrUtopica
. Sei Miguel Quinteto
.“Pocketbok of Lightning” Nuno Rebelo + Mário Franco
. Orquestra Metropolitana de Lisboa
. Ernesto Rodrigues Quinteto
. João Paulo “Nascer”
. Drumming
. Camané + Bernardo Sassetti + Mário Laginha
Dia 13
. Drumming
. Quarteto de André Fernandes
. Rafael Toral Space Trio
. OrchestrUtopica
. Orquestra Jazz de Matosinhos com Mark Turner e André Fernandes
. Carlos ‘Zíngaro’ + John Butcher + Gunter Muller
. Orquestra de Câmara Portuguesa
. Rodrigo Amado + Kent Kesler + Paal Nilssen-Love
A maior mostra de música portuguesa realizada até hoje num Festival que celebra os compositores, as obras e os músicos portugueses. 52 obras de 48 compositores, 3 orquestras, 2 ensembles, 3 concertos de câmara com 19 músicos, 12 concertos de música jazz, improvisada ou electrónica, em formatos e criações inovadoras, e ainda 4 conferências e 2 colóquios.
Comissariado por António Pinho Vargas, Pedro Santos e Rodrigo Amado, o Festival Música Portuguesa, Hoje pretende apresentar o que de melhor se faz actualmente na música portuguesa, atravessando géneros musicais e apostando numa grande diversidade de propostas. Durante três dias, o CCB recebe alguns dos melhores músicos e mais importantes projectos do panorama actual da música em Portugal, da música erudita ao jazz, passando pelo fado, electrónica ou música experimental.
sexta-feira, julho 04, 2008
Um toque de Jazz - 05 e 06 Julho 2008
As gravações completas de estúdio realizadas para a Clef e para a Verve pela Orquestra de Count Basie nos anos 1950s. 1º Programa
Domingo, 6 de Julho
As gravações completas de estúdio realizadas para a Clef e para a Verve pela Orquestra de Count Basie nos anos 1950s. 2º Programa
Um toque de Jazz
Sábados e Domingos às 23h00
Manuel Jorge Veloso
Antena 2 http://www.rtp.pt
Novo trabalho de Maria João e Mário Laginha desvendado em Sagres
terça-feira, julho 01, 2008
Jazz às Quintas no CCB - 3 Julho
Singularity Trio
Alípio C. Neto - saxofones
Masa Kamaguchi - contrabaixo
Clarence Becton - bateria
Um brasileiro radicado em Lisboa, um americano em Amesterdão e um Japonês em Barcelona apresentam um novo projecto inspirado nos blues, o Singularity Trio.
O termo “singularidade” surge no nome do novo grupo de Alípio C. Neto com o contrabaixista Masa Kamagushi e o baterista Clarence Becton com o propósito de “condensar” o passado, o presente e até o que se perspectiva para o futuro do jazz num único momento, “o momento em que a música acontece”. O ponto de partida, esse, é nas palavras de Alípio “uma revisão da arqueologia dos blues”, raiz primeira deste género musical, e a mensagem a transmitir é a de que o jazz é uma linguagem em constante mutação, movida pela curiosidade relativamente ao que é novo.