sexta-feira, agosto 29, 2008

Carlos Bica com João Paulo em Lisboa

31 de Agosto - Coreto do Parque Eduardo VII - Lisboa - 17h00

Mais conhecido pelo seu projecto “Azul”, numa parceria com dois músicos excepcionais (Frank Möbus na guitarra e Jim Black na bateria), o contrabaixista Carlos Bica tem outras frentes de trabalho e de criação. Uma delas desenvolve-se na difícil disciplina do contrabaixo solo, sustentada num disco de Outubro de 2005, denominado “Single”. A base deste concerto em Lisboa é precisamente esta gravação em estúdio, acrescida de uma mais valia chamada João Paulo Esteves da Silva, ao piano. O concerto insere-se no programa do Pleno Out Jazz.

Um toque de Jazz - 30 e 31 Agosto 2008

Sábado, 30 de Agosto
As sessões de gravação dos pequenos grupos de Buddy Rich para a Argo, a EmArcy e a Verve (1953-1961). 1º Programa

Domingo, 31 de Agosto
As sessões de gravação dos pequenos grupos de Buddy Rich para a Argo, a EmArcy e a Verve (1953-1961). 2º Programa

Um toque de Jazz
Sábados e Domingos às 23h00
Um programa de Manuel Jorge Veloso
Antena 2
http://www.rtp.pt

"O Trio" no Onda Jazz - 29 Agosto 2008

É já hoje que actua no Onda Jazz, "o Trio". E que trio!

A saber:
João Paulo Esteves da Silva piano
Yuri Daniel contrabaixo
José Salgueiro bateria

ReservasOndaJazz: 218 873 064
Restaurante aberto de 20h00 as 23h00

quinta-feira, agosto 28, 2008

Por falar em Anton Skrzypiciel...

...aqui fica o registo de alguns trabalhos em que o actor, bailarino, performer (uffff...) participou nos tempos mais recentes.

Anton Skrzypiciel é o intérprete que até hoje trabalhou mais próximo com Rui Horta. Actor, bailarino e performer de recursos inesgotáveis, trabalhou nas suas criações durante cerca de 13 anos e com ele realizou centenas de espectáculos. Tem também colaborado com Patricia Portela em várias das suas criações, nomeadamente na trilogia "Flatland", e em "Banquete". No cinema, participou em "Viúva Rica Solteira Não Fica" (2006) de José Fonseca e Costa, e em "Call Girl" (2007) de António-Pedro Vasconcelos. Em televisão, faz parte do elenco de Equador, mini-série com estreia prevista para Outubro na TVI.
A sua mais recente colaboração com João Garcia Miguel (com quem trabalhou em "Burgher King Lear"), é "As Criadas", de Jean Genet, e estará em cena no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém de 13 a 20 de Setembro de 2008, pelas 21h00.

Bones and Oceans, de Rui Horta
"Um homem, um cão de metal enferrujado e uma banda magnética de som que inexoravelmente se desenrola até ao fim. Um mundo à medida de um sonho possível, um oceano de bolso, um percurso onde se esgotam as perguntas, os protestos e mesmo o significado das palavras."


SETUP, de Rui Horta
"...SETUP fala de comunicação. 'Se me disseres quem és, conto-te uma história', ou ainda 'diz-me quem és, dir-te-ei quem sou'. Em SETUP, o que se diz é irrelevante pois a comunicação passa pelo corpo. Anuir não significa comunicar e a discórdia é frequentemente um acto muito mais íntimo. O texto é o corpo. O contexto é igualmente o corpo."


Flatland, de Patricia Portela
A trilogia Flatland é um espectáculo multimédia que conta a trágica vida de um Homem Plano que um dia descobre que lhe falta uma terceira dimensão.

quarta-feira, agosto 27, 2008

As Criadas de Jean Genet, no CCB

Aqui fica a informação disponível sobre o mais recente trabalho dirigido por João Garcia Miguel: "As Criadas", de Jean Genet. Estará em cena no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém de 13 a 20 de Setembro de 2008, pelas 21h00.

Direcção João Garcia Miguel
Tradução e Adaptação do texto João Garcia Miguel, a partir de Les Bonnes de Jean Genet
Interpretação Anton Skrzypiciel, Miguel Borges e João Garcia Miguel
Música Rui Lima e Sérgio Martins
Figurinos Ana Luena
Desenho de Luz e Direcção Técnica Luís Bombico
Realização Vídeo Edgar Alberto
Apoio ao Espaço Cénico Mantos
Operação Vídeo Miguel Nicolau
Produção Executiva Marta Vieira
Registo Documental Raquel Freire
Residência Artística Espaço do TempoConvento da Saudação em Montemor-o-Novo (de 21 de Julho a 17 de Agosto de 2008)

Mais informações em
http://joao-garcia-miguel.blogspot.com/
http://residenciadascriadas.blogspot.com/

Video de Apresentação:

terça-feira, agosto 26, 2008

Jazz às Quintas no CCB - 28 Agosto

22h00 - Cafetaria Quadrante
ENTRADA LIVRE

André Matos Trio
André Matos - guitarra
Demian Cabaud - contrabaixo
Alexandre Frazão - bateria

O guitarrista André Matos conta com Demian Cabaud e Alexandre Frazão para formar este trio que tem como características fundamentais a versatilidade e o descomprometimento.

Vindo de formações “cum laude” no Berklee College of Music e no New EnglandConservatory, André Matos é uma das novas surpresas da guitarra jazz portuguesa. Seja a liderar os seus próprios grupos, seja integrando formações como os Mikado Lab ou ao lado de Sara Serpa, a sua música vem despertando a atenção até dos mais distraídos. O seu trio com Demian Cabaud e Alexandre Frazão tem como linha condutora a empatia entre os três músicos e como mote o descomprometimento, com melodias simples e rigorosos critérios harmónicos colocados ao serviço da improvisação, esta mais elaborada nos seus parâmetros e mais solta.

sexta-feira, agosto 22, 2008

DançArte apresenta... IN Adega

IN Adega
um espectáculo do novo ciclo IN OUT

29, 30 e 31 de Agosto 2008, 21h00
Núcleo Vinho e da Vinha
Herdade de Algeruz

A Casa Mãe Rota dos Vinhos da Península de Setúbal convida o público para uma Prova de vinhos no final do espectáculo.

mais informações em http://inout.passosecompassos.pt/
FICHA ARTÍSTICA
Coreografia Pedro Ramos e Sofia Belchior
Interpretação / Bailarinos Bruno Alves, Félix Lozano, Maria Ramos, Pedro Ramos, Rita Lucas Coelho, Sofia Belchior, Tânia Matos

Um toque de Jazz - 23 e 24 Agosto 2008

Sábado, 23 Agosto
No terceiro aniversário do Furacão Katrina: Higher Ground – Hurricane Relief Benefit Concert, concerto em benefício das vítimas do furacão Katrina realizado em 17 de Setembro de 2005 no Lincoln Center de Nova Iorque. Participam vários músicos, entre os quais Wynton Marsalis, Herbie Hancock, Joe Lovano, Cassandra Wilson, Diana Krall e Terence Blanchard.

Domingo, 24 Agosto
Charles Mingus at UCLA – A audição musical integral do célebre concerto realizado em 25.09.1965 na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) pelo octeto de Charles Mingus (cb), com Jimmy Owens, Lonnie Hillyer e Hobart Dotson (trp), Charles McPherson (sax-alto), Julius Watkins (tpa), Howard Johnson (tb) e Danny Richmond (bat).

Um toque de Jazz
Sábados e Domingos às 23h00
Manuel Jorge Veloso
Antena 2
http://www.rtp.pt

terça-feira, agosto 19, 2008

Jazz às Quintas no CCB - 21 Agosto

22h00 - Cafetaria Quadrante
ENTRADA LIVRE

Miguel Martins "Kaleidoscópio"
Miguel Martins - guitarra
Carlos Barretto - contrabaixo
José Salgueiro - bateria

Este trio de formação variável, que conta com Carlos Barretto no contrabaixo e Markku Ounaskari ou José Salgueiro na bateria, tem o funcional propósito de “despertar sensações no público” e de introduzir “problemáticas humanas” a quem os ouve.
No seguimento da linhagem guitarrística que passa por Wes Montgomery, Jim Hall, John Abercrombie e Pat Metheny, são diversos os vocabulários integrados na música de Miguel martins, e algarvio de nascimento hoje radicado em Barcelona, incluindo o free jazz, o rock e a “world music”, em concordância com o seu imperativo de fugir a capelas e clãs musicais exclusivos. A esse caldeirão idiomático chama Martins de “ferramentas kaleidoscópicas de expressão interventiva”, as necessárias no seu entender para os “retratos experienciais de vida” e as “caracterizações de personagens e locais imaginários” que pretende construir, sempre com as composições a servir a improvisação colectiva. A iniciação no jazz fê-la com Zé Eduardo e sob a sua direcção tocou na Big Band Jazz na Filarmónica, tendo depois tido oportunidade de estudar com mestres da guitarra como Phillipe Catherine, Ben Monder e Nguyen Lê. A partir de então multiplicaram-se as suas colaborações com os principais intervenientes do jazz português, de Hugo Alves e Pedro Madaleno a Mário Franco e Laurent Filipe. Sempre com distinção.

segunda-feira, agosto 18, 2008

Ondajazz - Concertos para o próximo fim-de-semana

Dia 22 de Agosto 2008 (Sexta), 23h30
Entrada 7€
Quinteto de Afonso Pais
Luis Cunha: trombone
Afonso Pais: guitarra
Jorge Reis: saxofone
Nelson Cascais: contrabaixo
João Rijo: bateria

Dia 23 de Agosto 2008 (Sábado), 23h30
Entrada:6€
Jandira Silva: voz
Victor Zamora: piano
Gabriel Godoi: guitarra
Marcus Brito: baixo
Milton Batera: bateria

Reservas
OndaJazz: 218 873 064
Restaurante aberto das 20h00 às 23h00

quarta-feira, agosto 13, 2008

Pleno Out Jazz - 17 Agosto

Parque Eduardo VII

17 Agosto 2008
17h00 JK Quartet
19h00 Dedydread

Depois do sucesso de 2007, a segunda edição do Pleno Out Jazz vem dar um novo incentivo à área cultural dedicada à animação de rua em Lisboa. Para tal, a ideia é aproveitar os jardins da cidade para, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, dinamizar estes espaços com eventos de Jazz nos meses de Maio a Setembro.

Estes eventos terão uma vertente tanto musical (concertos) como visual (com mostras de documentários) e zona de exposição com fotos de Jazz.

http://www.plenooutjazz.com/

terça-feira, agosto 12, 2008

Jazz às Quintas no CCB - 14 Agosto

22h00 - Cafetaria Quadrante
ENTRADA LIVRE

Fundbureau
Stephan Meidell - guitarra
Hugo Antunes - contrabaixo
Luís Candeias - bateria

Com elementos recolhidos nos “perdidos e achados” de várias famílias musicais, designadamente do jazz, do rock, do experimentalismo e do pop, a tónica deste projecto vai para a inovação e a excentricidade.

Não é habitual que um colectivo se apresente como uma mistura de Pink Floyd e Ornette Coleman, mas assim se identifica o Fundbureau, trio formado em Amesterdão com um norueguês, o guitarrista e compositor Stephan Meidell, e dois portugueses, o contrabaixista Hugo Antunes e o baterista Luís Candeias. Enérgico (Candeias tem um passado no heavy metal) mas subtil (Meidell recorre frequentemente à electrónica e tem um claro gosto pelo paisagismo sonoro e pela bruitage), é no contrabaixo de Antunes que a música dos Fundbureau tem a sua mais sólida âncora jazzística.

segunda-feira, agosto 11, 2008

Laginha, Camané e David Fonseca juntos e ao vivo no Algarve

14 de Agosto - Hotel Tivoli Almansor - Bar da Praia dos Caneiros - 22h00

Se há eventos que ilustram de modo irrefutável que a música não tem barreiras de género, o concerto que reúne, no mesmo palco, Mário Laginha, Camané e David Fonseca é um deles. Jazz, fado e pop-rock vão misturar-se, sem preconceitos, num mesmo espaço, unidos pela criatividade e a competência técnica e interpretativa de três nomes que se “movem” em universos distintos, acompanhados por instrumentistas de reconhecido mérito.
No concerto, cada um dos músicos fará valer as suas aptidões já conhecidas, mas haverá também lugar para “misturas” e experiências de que, a avaliar pelos protagonistas, só se podem esperar bons e inesperados resultados. Em palco, o trio de Mário Laginha, Camané com viola e guitarra portuguesa, David Fonseca com alguns dos instrumentistas que o acompanham, Laginha com Camané, Laginha com David Fonseca e os três simultaneamente, prometem uma noite de música diferente. O desafio acontece no Algarve, no Hotel Tivoli Almansor, no Carvoeiro, no âmbito do Allgarve Edition.

sexta-feira, agosto 08, 2008

Um toque de Jazz - 09 e 10 Agosto 2008

Sábado, 09 de Agosto
As sessões de gravação realizadas por John Coltrane, como líder, para a Prestige e para a Impulse! (entre 1956 e 1967) e com o quarteto de Thelonius Monk (1957). 3º Programa

Domingo, 10 de Agosto
As sessões de gravação pela Big Band de Oliver Nelson para a Argo, Verve e Impulse! (1962-1967). 1º Programa

Um toque de Jazz
Sábados e Domingos às 23h00
Manuel Jorge Veloso
Antena 2
http://www.rtp.pt

quinta-feira, agosto 07, 2008

NoFIT STATE: "TABÚ"


É já na próxima sexta-feira que estreia no CCB o espectáculo de novo-circo "TABÚ", pela companhia NoFit State. Pela amostra junta, parece-me que é de não perder. Fica em cena até 31 de Agosto, no Espaço Circo do Centro Cultural de Belém.

quarta-feira, agosto 06, 2008

Laginha, Postcard Brass Band e Jacinta no Porto Blue Jazz 2008

09 de Agosto - Mário Laginha Trio - “Espaço”
16 de Agosto - Postcard Brass Band
23 de Agosto - Jacinta - “Convexo”
Jardins do Palácio de Cristal - 22h00
Entrada Livre

O Porto Blue Jazz 2008, a decorrer nos Jardins do Palácio de Cristal, no Porto, abriu, no dia 3 de Agosto, com um grande nome do jazz e companheiro do lendário Miles Davis, o pianista Herbie Hancock, com um grupo de instrumentistas que incluía o saxofonista Chris Potter e o contrabaixista Dave Holland.

Nos dias 9, 16 e 23 de Agosto, é tempo do jazz feito em Portugal. Mário Laginha, acompanhado pelo contrabaixista Bernardo Moreira e o baterista Alexandre Frazão, leva até aos jardins do Palácio de Cristal, a 9 de Agosto, o seu mais recente trabalho em trio, “Espaço”, resultado do encontro de dois mundos, o da arquitectura e o da música, unidos por sons inspirados em conceitos como “vazio urbano”, “plano”, “espaço” ou “escada”. O som do grupo de Mário Laginha é simultaneamente consistente e convincente, mostrando que qualquer pretexto é bom para fazer jazz de qualidade.

No dia 16, a experiência é outra. O grupo The Postcard Brass Band transporta-nos para o som de New Orleans, com temas ora festivos ora melancólicos, servidos pelo saxofone soprano de Mário Marques, o trombone de Ruben Santos e o sousafone de Sérgio Carolino.
Finalmente, a 23 de Agosto, a noite é da conhecida Jacinta e do seu projecto “Convexo”, com Rui Caetano ao piano e Bruno Pedroso na bateria.

terça-feira, agosto 05, 2008

Jazz às Quintas no CCB - 07 Agosto

22h00 - Cafetaria Quadrante
ENTRADA LIVRE

THE LIVING THING SEXTET
JOSÉ MENESES saxofones e clarinete baixo
GONÇALO MARQUES trompete
DANIEL VIEIRA saxofone alto
JÚLIO RESENDE piano
JOÃO CUSTÓDIO contrabaixo
PEDRO VIANA bateria

O sexteto Living Thing reúne diversas gerações de improvisadores que, como indica o nome do colectivo, entendem o jazz como uma coisa viva.

Inspirado em Joe Henderson e Woody Shaw, duas glórias da história do jazz, o sexteto Living Thing entende a composição como ponto de partida e de chegada para a vibração dos solos”, desejando que estes sejam “contrastantes entre si”, mas também complementares numa teia de múltiplas cores e texturas”. As coordenadas deste grupo são descritas pelos seus músicos como o encadeamento de “rápidas e intrincadas linhas de sopro”, “translúcidas texturas pianísticas”, e intenso groove colectivo”, com a finalidade de reproduzir o “improvável diálogo entre estranhos pássaros” e ir “da ordem à desordem”, ou vice-versa.

sexta-feira, agosto 01, 2008

Um toque de Jazz - 02 e 03 Agosto 2008

Sábado, 02 de Agosto
As sessões de gravação realizadas por John Coltrane, como líder, para a Prestige e para a
Impulse! (entre 1956 e 1967) e com o quarteto de Thelonius Monk (1957). 1º Programa

Domingo, 03 de Agosto
As sessões de gravação realizadas por John Coltrane, como líder, para a Prestige e para a Impulse! (entre 1956 e 1967) e com o quarteto de Thelonius Monk (1957). 2º Programa

Um toque de Jazz
Sábados e Domingos às 23h00
Manuel Jorge Veloso
Antena 2
http://www.rtp.pt