sexta-feira, setembro 28, 2012

Orquestra Jazz de Matosinhos no Festival Jovens Músicos

Festival Jovens Músicos
29 Setembro – Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian – Lisboa – 21h30
O jazz chegou ao Prémio Jovens Músicos em 2011, e cabe à OJM o encerramento da edição de 2012. Ao longo de três dias, o Festival Jovens Músicos estende-se por vários concertos que privilegiam as colaborações de importantes orquestras portuguesas com jovens solistas.
As composições próprias são, desde 1999, uma das principais vocações da Orquestra Jazz de Matosinhos, e são elas que preenchem todo o concerto que leva a big band ao Grande Auditório Gulbenkian a 29 de Setembro. Na primeira parte poderão ouvir-se dois temas incluídos no projecto OJM & 3 Tenores; depois de Chris Cheek, Joshua Redman e Ohad Talmor (na apresentação no Teatro Constantino Nery) e de Chris Cheek, Mark Turner e Andy Sheppard (na apresentação na Casa da Música), desta vez, os três saxofonistas tenor que dialogam com a orquestra são jovens músicos que se têm destacado no contexto do jazz nacional: o algarvio Desidério Lázaro, o portuense José Pedro Coelho e o galego Fernando Sánchez. Na segunda parte do concerto, a OJM apresenta quatro temas originais já clássicos do seu repertório, também eles assinados pelos directores musicais Pedro Guedes e Carlos Azevedo.
Todos os concertos são de entrada livre.

terça-feira, setembro 18, 2012

Aventura das Abelhas, de Maria João, abre Festival Rota das Artes

21 Setembro – Pavilhão de Exposições do Instituto Superior de Agronomia – Tapada da Ajuda – Lisboa – 21h30

No concerto inaugural do Festival Rota das Artes 2012, o projecto A Aventura das Abelhas, de Maria João, e os Lisbon Swingers, juntam-se numa homenagem a Cole Porter.

segunda-feira, setembro 17, 2012

No Project em Vila Real

22 Setembro – Douro Jazz ‘12 - Teatro Vila Real – Vila Real – 22h00

João Paulo Esteves da Silva (piano), Nelson Cascais (contrabaixo), João Lencastre (bateria)

Um trio que se quer ver livre em várias direcções. Que luta pelo direito de, precisamente, não ter projecto. Por deixar a música surgir no momento de tocar. E ainda pela liberdade de não ficar escravo desta liberdade e poder improvisar também a partir de composições originais, ou não, de Ornette Coleman, Keith Jarrett ou outros. Ou não.

quinta-feira, setembro 13, 2012

Maria João com Guinga – “Mar Afora”

15 e 16 Setembro – SESC Santana – S. Paulo – Brasil - 15/09 – 21h00; 16/9 – 18h00

Depois do sucesso dos concertos de Julho, no SESC Pompeia, mais uma oportunidade para assistir ao concerto “Mar Afora”, que marca o encontro inédito deste grande compositor e instrumentista brasileiro com a singular e inigualável cantora portuguesa. No repertório, uma proposta ousada de releitura da obra de Guinga, pela interpretação de Maria João.

segunda-feira, setembro 10, 2012

Bernardo Sassetti – Fragmento. Movimento. Ascensão

13 a 16 Setembro – Sala Principal e Jardim de Inverno - São Luiz Teatro Municipal; Galeria 3+1; Teatro do Bairro – Lisboa – vários horários

O São Luiz Teatro Municipal abre a temporada 2012/2013 a 13 de Setembro com um programa especial dedicado a Bernardo Sassetti. Durante quatro dias, o programa desdobrar-se-á por várias salas. No São Luiz, será reposto o concerto Music Around Circles - concerto apresentado em 2009, elaborado a partir da composição para o filme de Marco Martins “Como desenhar um círculo perfeito”; haverá uma apresentação especial do Trio Bernardo Sassetti, e ainda um concerto com a participação de cantores que colaboraram com Bernardo Sassetti Rui Veloso, Carlos do Carmo, Marta Hugon, Camané, Sérgio Godinho, Luís Represas, Cristina Branco e Old Jerusalém, além de outros músicos, como Mário Laginha e Filipe Melo. Será também apresentado um ciclo de conversas sobre Composição, Música para Cinema e Trabalho. Ainda no SLTM, haverá diversos postos de escuta onde serão apresentados diferentes documentários e entrevistas. Paralelamente, a Galeria 3+1 apresentará uma exposição de fotografia, comissariada por Daniel Blaufuks. Os filmes com composições de Bernardo Sassetti serão apresentados no Teatro do Bairro