terça-feira, dezembro 28, 2004

Desabafos de Fim de Ano

Será que não há espaço nas televisões (tantos canais cabo) para um espaço dedicado ao Jazz? Já nem digo apenas ao Jazz Português, que chegaria (e sobraria) para um programa semanal, mas ao Jazz em geral.
Será que não há espaço nas rádios para mais programas dedicados ao Jazz? Será que "5 minutos" por dia é suficiente? Diria que não. O nivelar por baixo das rádios já me cansa.
Será que o preço da música tem de permanecer tão elevado? Custa-me pagar quase 20€ por um CD. Acho obsceno este preço, por isso compro poucos. Um objecto cultural como um CD de música não deveria custar tanto a comprar! Assim não há condições.
Não aceito o argumento que a partilha de música online seja culpada pela crise das editoras. A partilha é culpada, mas por me ter dado a conhecer músicos e músicas que, de outra forma, ignoraria. É também culpada por alguns CDs que comprei este ano. A culpa da crise é das próprias editoras que, em vez de alinharem com os novos tempos e tecnologias, alinham no discurso de vitimização e perseguição. E, com o tempo, vão mudar. É só lembrar o escândalo e processos em tribunal que ocorreram aquando da introdução dos gravadores de video (beta ainda). Hoje em dia, o lucro que as produtoras têm com a venda de videos é superior ao que têm com as versões de cinema. Irónico? Não... é a evolução.
É preciso inventar alternativas. Ideias existem. A Web pode estar na base de algumas mudanças. Vamos estando atentos.

3 comentários:

Rui Fernandes disse...

Concordo, que a oferta em programas que divulguem o Jazz é escasso, na generalidade das televisões (incluindo as acedidas por cabo ou satélite).

Mas, existe uma "pequena ilha" no meio desse oceano
"do nada": é o Canal Mezzo (TV Cabo) que emite vários
programas de Jazz e com bastante regularidade.

Não é o ideal... mas há que aproveitar.

Café Cheio disse...

Caro RF,
Esqueci o Mezzo, porque infelizmente ainda aguardo a instalação TVCabo, que está por dias. Mas de facto é uma optima referência.

Caro Manuel Jorge Veloso,
As minhas penitências :-) Eu bem disse logo de início que não era especialista na matéria. Espero que o meu post de hoje corrija a minha falha. Grande abraço e muito obrigado pelo comentário.

Roberto Iza Valdés disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.