quinta-feira, agosto 30, 2007

Mário Laginha Trio, TGB, e André Fernandes 4teto no Xôpana Jazz

30 de Agosto 2007 - 23h00 Mário Laginha Trio
31 de Agosto 2007 - 21h30 TGB
01 de Setembro 2007 - 23h00 André Fernandes

Dia 30, no Funchal, no Choupana Hills, é tempo de “Espaço”, o novo trabalho em trio de Mário Laginha, com Bernardo Moreira no contrabaixo e Alexandre Frazão na bateria. O pianista explorou, desta vez, as relações entre música e arquitectura, e o resultado provocou elogios unânimes da crítica especializada. À excelência da música de “Espaço” junte-se a competência técnica e a alegria da partilha de Laginha com os dois companheiros de palco, e estão reunidas as condições para um grande concerto de jazz.

No dia seguinte, 31 de Agosto, no mesmo local e no âmbito do mesmo Xôpana Jazz, é a vez da tuba de Sérgio Carolino, da guitarra de Mário Delgado e da bateria de Alexandre Frazão. O projecto TGB não se distingue apenas pelo inusitado desenho instrumental do grupo, mas, sobretudo, por conseguir construir um mundo sonoro invulgar, de extrema criatividade e devedor de múltiplas influências, proporcionando momentos de grande prazer a quem o ouve.

Por fim, no primeiro dia de Setembro, ainda no Choupana Hills, o novo grupo do guitarrista André Fernandes “explica” em palco as razões que levam muitos a considerá-lo uma das certezas indiscutíveis da cena jazzística portuguesa. Com um novo disco para sair em Outubro, André Fernandes soube rodear-se de três companheiros que dispensam apresentações: Mário Laginha no piano e fender rhodes, Nelson Cascais no contrabaixo e Alexandre Frazão na bateria.

Sem comentários: