sábado, outubro 18, 2008

Laginha e Sassetti a solo no Jardim de Inverno do S. Luiz









23 e 24 de Outubro - Mário Laginha - 22h00
31 de Outubro e 1 de Novembro - Bernardo Sassetti - 22h00
Dois pianistas, Mário Laginha e Bernardo Sassetti, para quatro concertos únicos, a solo, no Jardim de Inverno do S. Luiz Teatro Municipal, em Lisboa. Nos dias 23 e 24 de Outubro, é a vez de Laginha. O Jardim de Inverno é um dos espaços a que Mário Laginha está ligado por fortes laços emocionais, com o qual “é difícil não criar empatia”. Habituado a vários formatos de intervenção musical, o concerto a solo no Jardim de Inverno promete ser especial, confessa o pianista: “A memória que eu tenho do concerto a solo que fiz há já algum tempo traz com ela uma carga emocional única, e num formato solitário como é o de um concerto a solo, em que o improviso depende de tantos factores, eu diria que o mais importante deles todos está salvaguardado”.
Nos dias 31 de Outubro e 1 de Novembro, é a vez de Bernardo Sassetti, igualmente a sós com o piano, uma experiência que “é sempre irrepetível”, sustenta o músico. Irrepetível porquê? Sassetti explica: “As notas nascem no momento de interpretar, quando parto embalado para o improviso. Muitas vezes não sei onde estou; por muito que tente, por me sentir embalado no improviso, não consigo encontrar o caminho (…) Fico à espera que as ideias se transformem noutras ideias”. Os resultados desta procura, ou desta aventura a solo de Bernardo Sassetti, diz-nos a experiência de muitos concertos, é sempre entusiasmante.
Dois pianistas para quatro concertos únicos e irrepetíveis.

Sem comentários: