sexta-feira, março 20, 2009

Drumming e OJM reinventam música galaico-portuguesa

21 de Março - Concerto de apresentação do projecto “Atlantic Folk Songs” - Sala Suggia - Casa da Música - Porto

Sete compositores portugueses e galegos, das áreas do jazz e da música contemporânea, escreveram temas inéditos para um agrupamento composto por seis instrumentistas do Drumming Grupo de Percussão e por sete elementos da Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM). O projecto, intitulado “Atlantic Folk Songs”, pretende reinventar e revisitar a música popular galaico-portuguesa, e tem o seu concerto de estreia no próximo dia 21 de Março, na sala Suggia da Casa da Música, no Porto.
Para as “Atlantic Folk Songs”, o Drumming Grupo de Percussão e a Orquestra Jazz de Matosinhos juntam-se numa formação pensada especificamente para a interpretação de oito composições, configurando um cruzamento dos metais da orquestra com as possibilidades da percussão, enriquecido com instrumentos tradicionais.
projecto musical tem origem nas investigações e recolhas de etnólogos galegos e portugueses, como Dorothe Schubarthe e Antón Santamarina ou Miguel Giacometti e Fernando Lopes-Graça. As composições que integram o novo projecto têm a assinatura de Zé Eduardo, João Paulo Esteves da Silva, Paulo Perfeito, Ricardo J. Dias, Eduardo Soutullo, Javier Arias Bal, Dimitri Andrikopoulos e Pólo Vallejo. A direcção musical e artística está a cargo de Carlos Azevedo, Miguel Bernart e Pedro Guedes.

Sem comentários: