quarta-feira, julho 22, 2009

Jazz em Agosto 2009

Aqui fica a programação completa do Jazz em Agosto 2009, a ter lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, claro, em Agosto:

01 Agosto (sáb) – AAL 21h30
GEORGE LEWIS SEQUEL (EUA, Itália, Reino Unido, Alemanha)
Duração: 90’
George Lewis – trombone, laptop; Jeff Parker – guitarra eléctrica; Siegfried Rössert – contrabaixo, voz, laptop; Miya
Masaoka – koto, laptop, electrónica; Kaffe Matthews – electrónica; DJ Mutamassik – gira-discos; Ulrich Müller – guitarra,
laptop; Guillermo E. Brown – bateria, percussão, electrónica
Estreado no New Jazz Meeting 2004, em Baden-Baden, o projecto Sequel conhece, em concerto inaugural no Jazz em Agosto 2009, a sua segunda exposição pública. George Lewis, trombonista de excepção e que também cultiva, com autoridade, a expressão electroacústica, cria um híbrido que estabelece direcções estéticas diversas. O espírito da AACM de Chicago é, aqui, visível, fundamentando-se na época em que os músicos pertencentes a esta Associação se estabeleceram na Europa (1969), fugindo ao ostracismo no seu país e estabelecendo conexões com improvisadores da primeira geração europeia.
Sequel é dedicado ao trompetista Lester Bowie, membro ilustre da AACM e do Art Ensemble of Chicago, que actuou no Jazz em Agosto 1987.

02 Agosto (dom) – A3 15h30
GEORGE LEWIS - conferência
Duração: 45’
Fundada em 1965, a AACM, Association for the Advancement of Creative Musicians de Chicago, adquiriu uma crescente reputação internacional. Seguindo o exemplo dos seus faróis Muhal Richard Abrams, Anthony Braxton, Art Ensemble of Chicago e Steve McCall, novas gerações encorparam o movimento, das quais surgiram nomes como o de George Lewis, em 1971, que foi compilando ao longo dos anos a obra “A Power Stronger than Itself/ The AACM and American Experimental Music”, editada em 2008, cobrindo com monumentalidade em 690 páginas, um universo multicultural único nas suas relações com Nova Iorque e Paris, tema da conferência a proferir.

02 Agosto (dom) – A2 18:30
ROUGH AMERICANA (Itália, EUA)
Duração: 50’
DJ Mutamassik – gira-discos, gravador magnético, efeitos; Morgan Craft – guitarra preparada
O projecto Rough Americana estabelece um oásis de abstracção num universo onde nem tudo é samplado. Os seus oficiantes descrevem-no como uma mistura de folk egípcio e de pan africanismo com transmissões de rádio e televisão, notícias, hardcore punk, militarismo, encarando seriamente um processo de desconstrução musical e criando um território sónico
radical, manifestação experimental na qual também se inscreve o activismo político de DJ Mutamassik e Morgan Craft.
Serviço de Música

02 Agosto (dom) – AAL 21h30
NUBLU ORCHESTRA condução® LAWRENCE D. “BUTCH” MORIS
(EUA, Dinamarca, Suécia, Itália)
Duração: 90’
Lawrence D. “Butch” Morris – condução®
Fabio Morgera – trompete; Jonathon Haffner – saxofone alto; Ilhan Ersahin – saxofone tenor; Ava Mendoza – guitarra; Doug
Wieselman – guitarra, clarinete baixo; Thor Madsen – guitarra; J.A. Deane – samples em tempo real, electrónica; Juini Booth
– contrabaixo; Michael Kiaer – baixo eléctrico; Kenny Wollesen – bateria
Nublu é um clube alternativo no Lower East Side de Nova Iorque, também sede de uma editora discográfica, onde se reúnem, regularmente em concerto, desde 2006, músicos residentes de origens variadas, que se submetem à visão de Butch Morris materializada no processo que inventou, a condução (Conduction®). Vocabulário de sinais e gestos que activam, constroem ou modificam, em tempo real, uma composição ou arranjo musical, a condução sobrepõe-se a estruturas sociais e culturais, afirmando-se independente de estilo e categoria, pois os seus músicos tocam apenas o que sabem tocar, mas no seu melhor plano. Butch Morris estreia no Jazz em Agosto 2009 a sua obra Conduction ® Nº 186, Nublu 12, com uma formação diferente das anteriores desta orquestra de constituição variável.

06 Agosto (qui) AAL 21h30
DAVE DOUGLAS & BRASS ECSTASY (EUA)
Duração: 90’
Dave Douglas – trompete; Vincent Chancey – trompa; Marcus Rojas – tuba; Luis Bonilla – trombone; Nasheet Waits – bateria
Estreado em 2005 no Festival of New Trumpet Music de Nova Iorque e consagrando-se no Chicago Jazz Festival 2008, este novo projecto de Dave Douglas, uma brass band, evoca o trompetista Lester Bowie na sua Brass Fantasy, grupo de referência nos anos 1980/90, bem como o actual presidente dos E.U.A, na composição Barack Obama, revelando aqui a sua
consciência política. Músico de referência no jazz actual com ilustre carreira e receptor de inúmeras distinções, Dave Douglas considera igualmente importante celebrar os predecessores do trompete jazz e explorar os legados de Otis Redding, Marta Wainwright, John Mayer, Missy Elliott e das antigas brass bands. Quatro instrumentos extensivos da voz humana por excelência, acrescidos de bateria e que, tocados por músicos exímios, traduzem um espírito de música pura.

07 Agosto (sex) – A2 18h30
PETER EVANS (EUA)
solo trompete
Duração: 50’
O mundo do jazz e da improvisação já assinalou Peter Evans (n. 1981), revelado por Evan Parker, como trompetista de excepção. Membro da comunidade musical de Nova Iorque, desde 2003, cidade para onde se deslocou depois de uma graduação em trompete clássico no Oberlin Conservatory of Music, Ohio, tal como Evan Parker, este trompetista adapta técnicas multifónicas e de sopro contínuo, ultrapassando, contudo, a similaridade, oferecendo a sua visão enciclopédica e fracturada da história do jazz com um virtuosismo em nada gratuito.
Serviço de Música

07 Agosto (sex) – AAL 21h30
BUFFALO COLLISION (EUA)
Duração: 90’
Tim Berne – saxophone alto; Ethan Iverson – piano; Hank Roberts – violoncello; Dave King – bateria
Buffalo Collision é o mais improvável super grupo, reunindo dois terços do trio The Bad Plus, Ethan Iverson e Dave King, e dois singulares e já consagrados improvisadores, Tim Berne e Hank Roberts, da cena vanguardista de Nova Iorque, desde 1980. Juntando duas gerações, o efeito de colisão do quarteto, confortável, assinale-se, é moldado no instante a partir de material improvisado, sem prévia composição. Tendo marcado o Festival de Jazz de Saalfelden 2008, Áustria, o quarteto, em supremo equilíbrio, dilata o tempo e o espaço, combinando, com sabedoria, liberdade e ordem.

08 Agosto (sáb) – A3 15h30
“ESCALATOR OVER THE HILL” (1970-71) de Steve Gebhardt (EUA)
V. O. inglês s/legendas
Com a presença do realizador
Duração: 83’
As sessões de gravação em estúdio da obra consagrada de Carla Bley e Paul Haines, “Escalator Over The Hill”, uma jazzopera, filmadas por Steve Gebhardt deram a conhecer o processo criativo de trabalho dos músicos intervenientes. Trata-se de um filme que levou 30 anos a ser concluído, estreando-se em 1999 no Festival de Cinema de Locarno. O histórico elenco das sessões com Jack Bruce, Don Cherry, Don Preston, Sheila Jordan, Charlie Haden, John McLaughlin, Jeanne Lee, Michael Mantler, Roswell Rudd, Howard Johnson, Paul Motian e LeRoy Jenkins, entre outros, confere ao documento uma extraordinária importância.

08 Agosto (sáb) – A2 18h30
FRANZISKA BAUMANN + MATTHIAS ZIEGLER (Suiça)
Duração: 50’
Franziska Baumann – voz, electrónica, SensorLab; Matthias Ziegler – flauta, flauta baixo, flauta contrabaixo
Na relação ancestral da voz e instrumentos de sopro se baseia este original tandem que integra um tratamento electrónico pouco usual e sofisticado, explorando novas possibilidades no seu campo. As metamorfoses musicais que se produzem a dois, no acto e na resposta, na criação de espaços, na catadupa de sons e formas, recriam zonas polifónicas, tensões aurais, landscapes e novos horizontes de som.
Serviço de Música

08 Agosto (sáb) – AAL 21h30
PETER EVANS QUARTET (EUA, Colômbia)
Duração: 90 minutos
Peter Evans – trompete, trompete piccolo; Ricardo Gallo – piano; Tom Blancarte – contrabaixo; Kevin Shea – bateria
Outra dimensão de Peter Evans, o trompetista revelação, na qual a sua sintonia pelo cancioneiro do jazz é mais evidente, subvertendo-o, contudo, com densas e labirínticas estruturas. A linguagem do quarteto, vital e hiperactiva, é, no entanto, reconhecível, fluxo equilibrador entre o composto e o improvisado. Jazz exploratório e irreverente de uma nova geração que começa a afirmar-se com autoridade.

09 Agosto (dom) – A3 15h30
“IMAGINE THE SOUND” (1981) de Ron Mann (Canadá)
V. O. em inglês s/legendas
Com a presença do realizador
Duração: 90’
“Imagine the Sound” (1981), de Ron Mann, articula entrevistas e actuações de Cecil Taylor, Paul Bley, Archie Shepp e Bill Dixon, figuras maiores da renovação do jazz nos anos 1960, tendo obtido o prémio de “Winner Best Documentary” no Chicago International Film Festival. Realizado quando Ron Mann tinha 23 anos e fora dos clichés do género, o filme é um poderoso documento que homologa o pensamento de uma geração de músicos hoje consagrados e que fizeram avançar
decisivamente a linguagem.

09 Agosto (dom) – A2 18h30
PROPAGATIONS (França)
Duração: 50’
Marc Baron – saxophone alto; Bertrand Denzler – saxophone tenor; Jean-Luc Guionnet – saxofone alto; Stéphane Rives –
saxofone soprano
Um quarteto de saxofones com atitude cirúrgica, renegando qualquer catarse ou paroxismo num discurso que redefine o papel do instrumento neste contexto. A nenhum músico se concede preponderância e o sopro colectivo em delicado equilíbrio tonal desenha uma sucessão de modulações. Belamente estruturada, a música deste grupo, improvisada, é profunda e insinuante no seu reducionismo.
Serviço de Música

09 Agosto (dom) – AAL 21h30
BILL DIXON with EXPLODING STAR ORCHESTRA (EUA)
Duração: 90’
Bill Dixon, Rob Mazurek – trompet/composição; John Herndon – bateria; Damon Locks – voz; Josh Abrams – contrabaixo;
Jeff Parker – guitarra eléctrica; Nicole Mitchell – flauta, voz; Jebb Bishop – trombone; Jason Adasewicz – vibraphone,
carrilhão; Matt Lux – baixo eléctrico; Matt Bauder – clarinete baixo, saxophone tenor; Mike Reeed – bateria, tímpano
Prolífero músico da cena de Chicago, mentor de vários projectos, alguns apresentados no Jazz em Agosto (Chicago Underground Quartet, Mandarin Movie), Rob Mazurek instituiu esta orquestra em 2005. Em 2006, no Festival de Jazz de Guelph, Canada, a orquestra serviu de veículo ao lendário Bill Dixon que lhe atribuiu novas dimensões. Transposta para disco em 2008, esta marcante associação, de imediato reconhecida, caleidoscópica, multidireccional e em constante
mutação, encerra condignamente o Jazz em Agosto 2009.

LOCAIS DE VENDA / BOX OFFICE
Fundação Calouste Gulbenkian – Av. de Berna, 45A, 1067-001 Lisboa
FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN (LOJA DA SEDE):
Av. de Berna, 45A - Segunda a Sábado, das 10:00 às 17:45h; aberto até às 18h30 nos dias de concertos no Auditório 2 / Monday
to Saturday, 10h00 to 17:45; open until 18h30 on concert days at Auditório 2 / Tel.: 21 782 3627
CENTRO DE ARTE MODERNA JOSÉ DE AZEREDO PERDIGÃO:
Rua Dr. Nicolau de Bettencourt - Terça a Domingo, das 10:00 às 17:45 e uma hora antes dos concertos no Anfiteatro ao Ar Livre
/ Tuesday to Sunday, 10h00 to 17h45 and one hour before the evening concerts / Tel.: 21 782 3483/3474
INTERNET: www.musica.gulbenkian.pt/jazz
Bilhetes podem ser levantados 24h depois nos locais e horários acima referidos / Tickets can be picked up 24h later at the Box
Office times and places indicated above
BILHETES / TICKETS:
Anfiteatro ao Ar Livre : 01, 02, 06 e 09 Agosto: 20,00 euros
07 e 08 Agosto: 17,50 euros
Auditório 2: 12,50 euros
Auditório 3: entrada livre / free
DESCONTOS / DISCOUNTS:
30% mais de 65 anos (trazer documento comprovativo) / over 65
30% mais de 10 bilhetes por espectáculo / for groups of 10 or more, per performance
50% jovens até aos 25 anos (trazer documento comprovativo) / youngsters under 25
Descontos não disponíveis na Internet / No discounts on-lne

Sem comentários: