quinta-feira, abril 19, 2012

Susana Baca no CCB - 10 Maio 2012

SUSANA BACA Afrodiaspora
CCB | 10 MAIO | 21H | GRANDE AUDITÓRIO

Susana Baca é muito mais do que uma grande cantora, disse um crítico. É uma das últimas divas da música latino americana. Compositora. Cantora dos grandes poetas da América Latina. Professora. Política. Ministra da Cultura do Peru até Dezembro, do ano passado. Actual Presidente da Comissão de Cultura da Organização dos Estados Americanos. Investigadora e historiadora. Uma das grandes responsáveis pelo estudo e divulgação das raízes da música afro peruana e pelo seu reconhecimento mundial. Fundadora do “Centro Negrocontinuo”, em Lima, que tem por objectivo a recolha, preservação e criação da cultura afro peruana. Vencedora de dois prémios Grammy. O primeiro, em 2002, pelo disco Lamento Negro. O segundo, em 2011, pela canção Latinoamerica em colaboração com o grupo de rap alternativo Calle 13 (Porto Rico). Distinguida com a Ordem de Mérito pela República do Peru, e com a Ordem das Artes e Letras pela República Francesa.



Durante anos, Susana Baca apresentou a música do Peru ao mundo. Em Afrodiaspora, canta o que outros mundos deram à (sua) música. Dá voz à paixão de toda a sua vida pela diáspora africana. Às canções dos afro descendentes de Cuba, Argentina, New Orleans, do México, da Colômbia… do Mundo.

As cumbias colombianas, os tangos argentinos, o bolero – esse género que tão bem espelha a mescla de culturas ibero-americanas – mas também a valsa mexicana são apenas alguns exemplos da profunda riqueza nascida do encontro de culturas tão distintas: a espanhola, a africana e as nativas-americanas, levadas de porto em porto pelos crioulos e pelos marinheiros.

Afrodiaspora é uma viagem maravilhosa por seculos e continentes através da voz única de uma das mais destacadas e celebradas cantoras do mundo.

Sem comentários: