quinta-feira, maio 10, 2007

5ª Festa do Jazz - Sabado, 12 de Maio 2007 - Programa

SÁBADO, 12 MAIO
DAS 14H ÀS 2H

14h00/17h00/20h00
GIOTTO ROUSSIES, CHARLY ROUSSEL SÃO LUIZ CAFÉ
Giotto Roussies piano
Charly Roussel contrabaixo
Giotto Roussies e Charly Roussel são dois músicos franceses que cresceram numa comunidade artística no sul de Portugal. São estudantes da Associação Grémio das Musicas, do contrabaixista Zé Eduardo e membros do Baby Jazz Band, septeto de talentosos jovens que se apresentou em concerto no Jardim de Inverno na 4ª edição da Festa do Jazz do São Luiz. A música deste duo vai dos swingantes standards até aos modernos originais . Como eles dizem, “from Duke to McCoy”.

17h00 MARCO FRANCO “MIKADO LAB” TEATRO-ESTÚDIO MÁRIO VIEGAS
Marco Franco bateria; electrónica; composição,
André Matos guitarra,
Ana Araújo piano; midi; electrónica,
Pedro Gonçalves baixo eléctrico
Mikado Lab é o mais recente projecto do experimentalista Marco Franco, onde a improvisação é componente fundamental. Segundo o próprio, “ épico, delicado, sónico, frenético, poético, diurno, nocturno” são algumas das coordenadas que, apesar de aparentemente contraditórias, caracterizam a música deste quarteto. O seu primeiro CD conta com a participação de Mário Laginha (piano) e Chris Speed (saxs) e estará disponível muito brevemente.

18h00 HUGO ALVES QUARTETO
“GIVEN SOUL” TEATRO-ESTÚDIO MÁRIO VIEGAS
Hugo Alves trompete
Pablo Romero piano Fender Rhodes
Rodrigo Monteiro contrabaixo
Michael Lauren bateria
Hugo Alves nasceu em Lagos, tendo iniciado os seus estudos por volta dos sete anos de idade na Filarmónica daquela cidade. Em 1994 iniciou estudos particulares de Harmonia, Composição e Jazz com Zé Eduardo, participando desde então em vários grupos e orquestras. Given Soul é o seu mais recente projecto. Já editado em CD, conta com a participação dos músicos Pablo Romero (Espanha), Rodrigo Monteiro e Michael Lauren (EUA). Estreado em concerto no final de 2006, é um projecto mainstream, onde Hugo Alves não nega as suas raízes hardbop, mas sempre com traços de contemporaneidade. José Carlos Santos (BragaJazz) nas notas do CD escreve: “Hugo Alves é , à nossa medida, um self-made musician, feito dessa massa com que se criam os verdadeiros músicos de jazz. Given Soul é o seu terceiro trabalho que, além de revelar um trompetista de excepção, mostra sobretudo o seu esforço para desbravar novos caminhos e novas sonoridades, com olhos postos no futuro...”

19h00 LUME BIG BAND
- LISBON UNDERGROUND MUSIC ENSEMBLE SALA PRINCIPAL
Marco Barroso piano, direcção e composição
Manuel Luís Cochofel flauta
Rui Travasso clarinete,
Jorge Reis, João Pedro Silva, José Menezes, Elmano Coelho saxofones,
Jorge Almeida, João Moreira, Pedro Monteiro trompete
Eduardo Lála, Pedro Canhoto, Ruben Santos trombone
Miguel Amado baixo eléctrico, contrabaixo
Pedro Silva bateria, percussão
Constituida por alguns dos mais experientes músicos da cena jazz e erudita nacional, a LUME Big Band surge como uma proposta verdadeiramente original no actual panorama musical do nosso país. Ao explorar estilos muito diversos que passam pelo jazz, clássica, rock, funk, contemporânea ou improvisada, a LUME Big Band afirma-se como um dos mais interessantes projectos de música instrumental a surgir nos últimos anos. Marco Barroso, compositor e arranjador, lidera um colectivo de 15 músicos provenientes das mais diversas áreas musicais.
Assumindo referências muito diversas que vão do funk à música textural, do boogie woogie a ambientes impressionistas, a LUME procura aliar de forma sinérgica a música escrita e a complexidade dos arranjos com factores de improvisação, num contexto que se pretende esteticamente eclético e formalmente especulativo ao confrontar estruturas e idiomas diversos. O Lisbon Underground Music Ensemble apresenta um espectáculo rico em sonoridades, que vão das mais caóticas e explosivas improvisações aos ambientes cinematográficos mais subtis.

20h00 PAULO PERFEITO SEXTETO TEATRO-ESTÚDIO MÁRIO VIEGAS
Paulo Perfeito trombone
Rui Teixeira saxofones; clarinete
Rogério Ribeiro trompete; fliscórnio,
Carlos Azevedo piano
Filipe Teixeira contrabaixo
Acácio Cardoso bateria
Formado em 1998 por músicos da Orquestra de Jazz de Matosinhos com uma finalidade meramente pedagógica, o Paulo Perfeito Sexteto desde cedo assumiu uma filosofia de maior criatividade, adoptando um repertório fundamentalmente constituído por temas originais. Inspirado pelo Composer’s Workshop de Charles Mingus criou-se assim uma oficina onde os intervenientes exploram os seus próprios recursos composicionais num ambiente de cooperação e criatividade colectiva. Paulo Perfeito nasceu no Porto em 1974. Estudou no Conservatório de Musica do Porto, na Escola de Jazz do Porto e em 2001 graduou-se na Berklee College of Music, em Boston, EUA. Em Outubro de 2006 estreou e gravou a composicão Bodhi Suite, uma encomenda da CulturPorto para o XVI Festival de Jazz do Porto e que será apresentada em Lisboa neste concerto. “Bodhi” em sânscrito e pali significa “despertar”. Um despertar
da consciência, do conhecimento e da percepção.

21h3O TRIO DE AFONSO PAIS
“SUBSEQUÊNCIAS” SALA PRINCIPAL

Afonso Pais guitarra; composição
Carlos Barretto contrabaixo,
Alexandre Frazão bateria
Joana Machado voz (convidada especial)
No seu mais recente registo discográfico - Subsequências - o guitarrista Afonso Pais inspira-se na forte ligação musical entre Portugal e o Brasil. Tendo como convidado Edu Lobo, um dos grandes mestres da Música Popular Brasileira e criador do que muitos intitularam a “canção sofisticada”, na qual os sons da MPB se misturam com os universos do jazz e da música erudita, Subsequências combina o idioma jazzístico com outras influências musicais e adapta a erudição da típica composição de jazz instrumental a um propósito mais abrangente. Um projecto onde
a inspiração do improviso encontra o seu lugar na subtileza de uma canção. Este concerto contará também com a participação da cantora Joana Machado.


23h00 NELSON CASCAIS QUINTETO
“NINE STORIES” SALA PRINCIPAL
Pedro Moreira sax tenor
André Fernandes guitarra
Jesse Chandler piano; orgão,
Nelson Cascais contrabaixo
Bruno Pedroso bateria
Nelson Cascais é um dos contrabaixistas mais requisitados da actual cena jazzistica nacional. Por esta razão, o convite para se apresentar na Festa do Jazz do São Luiz liderando o seu próprio projecto tem vindo a ser adiado ano após ano. Finalmente, nesta 5ª edição, Nelson Cascais tem a possibilidade de apresentar Nine Stories, o seu excelente segundo disco como líder, considerado por muitos como “disco referência do jazz português contemporâneo”. Nine Stories propõe um sólido repertório original, no qual a composição e improvisação se equilibram num processo orgânico que se alimenta da forte voz pessoal de cada um dos elementos do grupo e de uma determinante e completa permeabilidade às mais diversas influências estéticas. “The empathy between the players, coupled with the hook-laden compositions and atmospheres, make this one of 2005’s most compelling sessions”(in Allaboutjazz, 2005).

24h00 SEXTETO DE JAZZ DA ESMAE JARDIM DE INVERNO
Ivan Silvestre sax alto
Xosé Luis Miguelez sax tenor
António Pedro Saramago guitarra,
Alexandre Dahmen piano
Carl Minnemann contrabaixo
Leandro Leonet bateria
Este Sexteto foi premiado na edição de 2006 da Festa do Jazz como o melhor grupo de entre os que se apresentaram a representar as diversas Escolas. Também o saxofonista Ivan Silvestre foi premiado pelo Júri da Festa e, apesar desta formação contar neste concerto com dois elementos que não estiveram presentes nessa competição, continua a ser o digno representante da ESMAE e concerteza não deixará também de nos prendar com excelente música. O concerto consta de temas originais dos diversos elementos do grupo.

+ JAM SESSION

Sem comentários: