sábado, outubro 20, 2007

FLATLAND Trilogia em Aveiro

FLATLAND Trilogia
Teatro Aveirense
Sexta, 19 de Outubro de 2007 , 21h30
Sábado, 20 de Outubro de 2007 , 21h30
Hoje já vai tarde, mas amanhã se estiver em Aveiro ou perto, não perca a Trilogia Flatland. Trata-se de uma criação de Patricia Portela, que cruza Dança, Teatro, e Multimédia, num espectáculo que promete manter o público interessado do princípio ao fim... Mas não convem revelar. O que convém é não faltar no Teatro aveirense, e ver o grande Anton Skrzypiciel em acção. Até amanhã!

Sinopse
"Flatland I (Para Cima e não para Norte)" é o primeiro de 3 episódios que contam a trágica vida de um Homem Plano que um dia descobre que lhe falta uma terceira dimensão. Nesta primeira parte, podemos seguir O Homem Plano na sua reflexão pelos mundos da bidimensionalidade e da perspectiva até descobrir que a sua existência temporária no mundo 3D é possível se existirem espectadores a olhar para ele. Contente com a descoberta mas descontente com a dependência, o homem plano inicia uma estratégia para conquistar uma imortalidade tridimensional."

Na segunda parte, O Homem Plano apresenta uma estratégia infalível para se manter eternamente no mundo 3D. Apercebendo-se da vantagem que é ter uma dimensão a mais, organiza uma excursão pelo mundo da ilusão e do terrorismo e convida-nos a participar. O homem Plano descobre que a máquina de produção da realidade é o espectáculo e através da repetição de imagens, numeros de cabaret e circo, o Homem Plano mantem o espectador atento, e consequentemente, mantem-se "real" no mundo 3D, rodeado de cameras de vigilância, espelhos retrovisores e projecções em tempo real. Por um momento, o mundo obedece mais uma vez, a uma construção paralela do próprio mundo. Teatro é terrorismo e Terrorismo transforma-se em teatro: Ambos criam ficção em tempo real! O homem plano conquista a imortalidade tridimensional através do loop. O Homem Plano percebe que andam à sua procura e que o rapto dos espectadores não poderá ser sustentado eternamente como planeado. O Homem Plano liga a rádio e a televisão. Em todos os media se fala dele. O Homem Plano percebe que para "ser e ser visto" e existir para todo o sempre no mundo "real" o melhor é mesmo ser jornalista e haverá sempre um foco e uma câmara atrás de si. A partir daqui, a história continua através da televisão.
Ficha Técnica
Texto , imagem e coordenação: Patricia Portela
Interpretação: Anton Skrzypiciel
Design sonoro: Christoph de Boeck
Apoio técnico e composição gráfica de clips Flatland I e II: Helder Cardoso
Layout e programação do livro, dvd e notícias: Irmã Lucia efeitos especiais

Sem comentários: