sexta-feira, outubro 12, 2007

Madonna dá Tampa à Indústria Discográfica

Cada vez mais músicos estão a procurar alternativas para parte ou a totalidade das suas carreiras discográficas.

Ultimamente, os Oasis, Jamiroquai, e Nine Inch Nails anunciaram o seu afastamento da indústria discográfica. E não são bandas quaisquer.
Agora é a vez de Madonna. Notícias avançam que a cantora fez o mesmo, tendo assinado um contrato com a empresa de promoção de concertos Live Nation para o lançamento de 3 álbuns, a promoção das respectivas tournées, e a venda de merchandising.

Este negócio é diferente do levado a cabo pelos Nine Inch Nails, pelo que Madonna não vai vender os seus álbuns directamente ao público.
Mas esta acção mostra que mesmo para um grupo de alcance mundial, uma companhia discográfica já não é necessária, nestes dias de downloads digitais e de partilha P2P.

Não são certamente boas notícias para uma indústria que acordou tardiamente para esta questão e que, mesmo depois de acordar, está a dar passos manifestamente mais lentos do que a alucinante velocidade em que evoluem as tecnologias. É o peso de um passado de monopólio. Só que os sinais estão aí há já algum tempo. É preciso mudar mesmo! Não apenas falar disso.

É que, se Madonna muda, quantos artistas se seguirão?

[artigo original da TechCrunch, de onde este post foi (livremente) adaptado]

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