quarta-feira, agosto 06, 2008

Laginha, Postcard Brass Band e Jacinta no Porto Blue Jazz 2008

09 de Agosto - Mário Laginha Trio - “Espaço”
16 de Agosto - Postcard Brass Band
23 de Agosto - Jacinta - “Convexo”
Jardins do Palácio de Cristal - 22h00
Entrada Livre

O Porto Blue Jazz 2008, a decorrer nos Jardins do Palácio de Cristal, no Porto, abriu, no dia 3 de Agosto, com um grande nome do jazz e companheiro do lendário Miles Davis, o pianista Herbie Hancock, com um grupo de instrumentistas que incluía o saxofonista Chris Potter e o contrabaixista Dave Holland.

Nos dias 9, 16 e 23 de Agosto, é tempo do jazz feito em Portugal. Mário Laginha, acompanhado pelo contrabaixista Bernardo Moreira e o baterista Alexandre Frazão, leva até aos jardins do Palácio de Cristal, a 9 de Agosto, o seu mais recente trabalho em trio, “Espaço”, resultado do encontro de dois mundos, o da arquitectura e o da música, unidos por sons inspirados em conceitos como “vazio urbano”, “plano”, “espaço” ou “escada”. O som do grupo de Mário Laginha é simultaneamente consistente e convincente, mostrando que qualquer pretexto é bom para fazer jazz de qualidade.

No dia 16, a experiência é outra. O grupo The Postcard Brass Band transporta-nos para o som de New Orleans, com temas ora festivos ora melancólicos, servidos pelo saxofone soprano de Mário Marques, o trombone de Ruben Santos e o sousafone de Sérgio Carolino.
Finalmente, a 23 de Agosto, a noite é da conhecida Jacinta e do seu projecto “Convexo”, com Rui Caetano ao piano e Bruno Pedroso na bateria.

Sem comentários: