quinta-feira, maio 10, 2007

5ª Festa do Jazz - Domingo, 13 de Maio 2007 - Programa

14h00/17h00/20h00 ERRO DE SINTAXE SÃO LUIZ CAFÉ
Jeffery Davis vibrafone
Oscar Marcelino da Graça piano
Erro de Sintaxe é um duo criado em Aveiro em Janeiro de 2004 por Jeffery Davis e Óscar Marcelino da Graça. Com uma instrumentação menos comum, este duo trabalha repertórios baseados em standards do jazz bem como em temas originais com influências claras dessa expressão musical e da música erudita, estilo que compõe parte importante da formação dos seus elementos. Jeffery Davis é, sem dúvida, um dos grandes novos talentos do jazz português. Oscar Marcelino da Graça é também um excelente pianista, residente e professor de música na cidade de Aveiro. Podermos escutá-los na Festa do Jazz do São Luiz, e em particular no ambiente informal do São Luiz Café, é sem dúvida uma oportunidade e um previlégio que não deveremos deixar escapar.

17h00 QUARTETO DE SEI MIGUEL TEATRO-ESTÚDIO MÁRIO VIEGAS
Sei Miguel “pocket” trompete
Fala Mariam trombone,
Pedro Lourenço baixo eléctrico
César Burago percussão
Sei Miguel toca o seu trompete (de bolso) com consciência plena da história do jazz, permanecendo aberto – enquanto director e arranjador – às ilimitadas fontes e possibilidades sonoras. Usa no seu trabalho soluções por vezes inovadoras, por vezes serenamente/estilisticamente herdadas e por vezes estranhamente simples ou “primitivas”. O trompetista criou um sistema musical próprio que lhe permite levar peças detalhadas a um estado de rigor assinalável. Nasceu em 1961, em Paris. Viveu no Brasil e em França até radicar-se em Portugal nos anos oitenta. Discografia: Breaker (1988); Songs Against Love and Terrorism (1989); The Blue Record (1990); The Portuguese Man Of War (1993); Showtime (1996);Token (1999); Still Alive in Bairro Alto (2001); Ra Clock (2002); The Tone Gardens (2006). “Sou um
performer; o meu negócio é o acto estético, o facto estético. E o mistério é a essência desse acontecer”. Este mistério de que nos fala Sei Miguel, é, na sua música, contínuo: aponta uma eternidade.


18h00 QUINTETO DE SARA SERPA TEATRO-ESTÚDIO MÁRIO VIEGAS
Sara Serpa voz
André Matos guitarra
Albert Sanz piano,
Masa Kamaguchi contrabaixo
R. J. Miller bateria
Sara Serpa está em Boston desde 2005 e estuda no New England Conservatory, onde está a completar um mestrado. O programa deste concerto é fruto do trabalho dos últimos dois anos. São diversas as sonoridades que surgem da associação entre a voz e a composição. A banda é constituída pelo guitarrista André Matos, presença constante no trabalho da vocalista, e pelo trio do pianista espanhol Albert Sanz. Segundo o saxofonista norte-americano Greg Osby, “Sara possui uma flexibilidade e destreza vocal como eu não tenho testemunhado desde há muito tempo.... Este projecto é artisticamente ambicioso e demonstra o potencial da voz na música moderna”.

19h00 CARLOS MARTINS QUARTETO
+ ORQUESTRA SINFONIETTA DE LISBOA SALA PRINCIPAL
Carlos Martins sax tenor
Bernardo Sassetti piano
Nelson Cascais contrabaixo
Alexandre Frazão bateria
Orquestra Sinfonietta de Lisboa, Direcção Vasco Pearce de Azevedo
CONCERTO COMENTADO
Do Outro Lado, o mais recente trabalho discográfico do saxofonista Carlos Martins, constitui um espaço de partilha entre vários idiomas musicais do espaço lusófono – o fado, a morna cabo-verdiana e o choro brasileiro, interligados pelo jazz e pela música erudita. Acerca deste trabalho, escreve Rui Vieira Nery: “O resultado é, a meu ver, um dos álbuns mais comoventes que se gravaram em Portugal nos últimos anos, em qualquer género musical, e uma proposta artística
que é uma homenagem sentida aos povos lusófonos e à sua identidade colectiva no mosaico do Mundo.” Por ocasião da 5ª Festa do Jazz do São Luiz e motivado também pela presença de muitos alunos de várias Escolas de Música, este concerto (sem as vozes que participam no CD) será comentado por Carlos Martins, Bernardo Sassetti e pelo Maestro Vasco Pearce de Azevedo. Pretende, desta forma, dar ao público e aos jovens músicos uma melhor compreensão da forma como se inicia e concretiza um projecto desta dimensão.


2OH JOÃO LENCASTRE
“COMMUNION” TEATRO-ESTÚDIO MÁRIO VIEGAS
Phil Grenadier trompete
Leo Genovese piano,
Demian Cabaud contrabaixo
João Lencastre bateria
Este grupo foi formado em 2004 por iniciativa do baterista João Lencastre. Em cada actuação, seja a tocar um original, um standard ou qualquer outro tema, o grupo procura sempre a espontaneidade, chegando dessa forma a novos caminhos percorridos pelas improvisações. Ainda em 2007 sairá o CD de estreia do grupo pela editora Fresh Sound/New Talent. Esse trabalho conta também com a participação de Bill Carrothers (piano) e André Matos (guitarra).

21h30 ENSEMBLE FESTA DO JAZZ SALA PRINCIPAL
Interpreta composições originais de: CARLOS BICA, MÁRIO DELGADO,
NUNO FERREIRA, PEDRO GUEDES, PAULO PERFEITO.
Gonçalo Marques trompete
Jorge Reis sax alto
José Pedro Coelho sax tenor
Nuno Ferreira guitarra, direcção
Jesse Chandler piano; orgão
João Custódio contrabaixo
João Rijo bateria
Tal como tem sido habitual nas edições anteriores da Festa do Jazz do São Luiz, o Ensemble é um septeto formado exclusivamente para este evento e tem como objectivo principal interpretar peças originais encomendadas a músicos/compositores portugueses da área do Jazz . O Ensemble deste ano, que interpretará cinco peças originais de cinco compositores, reúne músicos jovens com veteranos, pretendendo desta forma não só destacar a vertente da composição, como também confirmar a existência de renovação e continuidade no panorama instrumental do jazz português.

23h00 QUARTETO DE ANDRÉ FERNANDES SALA PRINCIPAL
André Fernandes guitarra
Mário Laginha piano; Fender Rhodes
Nelson Cascais contrabaixo
Alexandre Frazão bateria
André Fernandes tem-se afirmando como um dos mais activos guitarristas do jazz português. Colaborador de músicos como Julian Arguelles, Mário Laginha, Bernardo Moreira, Chris Cheek, Bernardo Sassetti, David Binney, Jarmo Savolainen, Carlos Barretto ou João Paulo Esteves da Silva, integra também grupos como o Lee Konitz New Nonet, Perico Sambeat Quartet ou o Pedro Moreira Ensemble. André Fernandes tem participado em várias edições da Festa do Jazz do São Luiz, no entanto, e precisamente por ser um músico muito requisitado, nunca teve a oportunidade de se apresentar liderando o seu próprio grupo. Já com três CDs editados, esta é uma justa oportunidade para mostrar o seu trabalho e para escrever nova música, pensada de nascença para este grupo.

24h00 VÂNIA FERNANDES & JÚLIO RESENDE QUINTETO
JARDIM DE INVERNO
Vânia Fernandes voz
Rafael Andrade trompete
Júlio Resende piano,
Hugo Antunes contrabaixo
Jorge Moniz bateria
Este grupo integra jovens músicos premiados em edições anteriores da Festa do Jazz do São Luiz. Vânia Fernandes e Rafael Andrade representaram o Conservatório do Funchal, Júlio Resende já fez parte de um Combo, também premiado, do Hot Clube de Portugal. A cantora e o pianista formaram este quinteto que pretende interpretar aquilo a que gostam de chamar “os nossos temas favoritos”. Tal como Vânia diz, “Dá na verdade, demasiado pano p’ra mangas. Fiquei como que perdida quando descobrimos que tínhamos tantos temas favoritos. De Gerswhin, Porter, Mercer, a Monk, Parker ou Jobim...são poesias várias de cores intocáveis, que sempre deram corpo aos improvisos e aos discursos vários, de tantos intérpretes. Hoje vamos propor pequenas peças do puzzle imenso que é a nossa música favorita”.

+ JAM SESSION

1 comentário:

FaRu disse...

gostas de jazz??? Achei piada ver isto aqui sobre o pleno pq no outro dia descobri os concertos d lá no site central musical

http://www.centralmusical.pt/?c=7851

http://www.centralmusical.pt/?c=7854

e tb da pa por os concertos nos blogs o q tb é mto util :)