sexta-feira, julho 18, 2008

Bernardo Sasseti e Mário Laginha estreiam tema inspirado nos amores de Pedro e Inês

“Lágrimas – suite para 2 pianos e 3 andamentos” é o ponto alto do concerto de abertura da Colina de Camões, dia 20 de Julho às 18 horas

Bernardo Sasseti e Mário Laginha apresentam, em estreia absoluta, o tema “Lágrimas – suite para 2 pianos e 3 movimentos”, no espectáculo de inauguração do anfiteatro Colina de Camões, em Coimbra, dia 20 de Julho, às 18 horas.
O novo tema, especialmente composto para a abertura daquele novo espaço cultural, é inspirado nos amores de Pedro e Inês e “celebra o passado e a magnificência dos espaços, agora renovados com o talento de quem oferece o que de melhor deve ser partilhado – de ontem para hoje”, segundo as palavras do autor, Bernardo Sasseti.
A vegetação, os sons da folhagem e dos pássaros, a imagem da cidade ao longe e a água a correr da fonte dos amores, tudo isso tocou o músico que ali passou algum tempo para interiorizar as múltiplas ambiências agora transpostas para o piano.
Ele próprio assume que esta suite musical é uma procura. E nesse sentido, sublinha Sasseti, “procuraremos os sons em construção que dali poderão ecoar: dois pianos, a música, o espaço e o momento, num diálogo vivo com o amor de Pedro e Inês e a consciência dos ciclos que a vida e a morte encerram – de hoje para amanhã”.
A partir do palco, cuja imagem é reflectida num pequeno lago circular que se encontra à frente, Sasseti e Laginha vão interpretar, ainda, vários temas da sua autoria, como “A menina e o piano”e o “Sonho dos outros”. À paleta de José Afonso foram buscar alguns temas emblemáticos como “Vampiros”, “Era um redondo vocábulo” e “Trás outro amigo também”, cuja interpretação consta do alinhamento do espectáculo.

Sem comentários: