quarta-feira, julho 23, 2008

World Music no CCB

Integrado no programa "CCB Fora de Si", o Centro Cultural de Belém traz-nos o projecto GLOBAL, com uma selecção de música na área da World Music. Vai decorrer de 1 a 3 de Agosto, e aqui fica o cartaz:

01 Agosto - 22h00
Grande Audítório - 5€
TONY ALLEN (nigéria)
Baterista ímpar, Tony Allen é hoje o grande nome vivo do afro-beat, estilo de música ao qual está associado desde a sua génese ao lado do imortal Fela Kuti. Actualmente, é um dos membros do projecto The Good, The Bad and The Queen do qual fazem também parte Damon Albarn (Blur), Paul Simonon (The Clash) e Simon Tong (The Verve e Blur).

02 Agosto - 22h00
Praça Museu - Entrada Gratuita
TOUMANI DIABATÉ (mali)
Toumani Diabaté é um dos músicos mais importantes em África. Toumani toca cora, uma harpa única e original da África Ocidental com 21 cordas; e mais do que qualquer outro intérprete de cora, Toumani é responsável por apresentar este instrumento a audiências do mundo inteiro. É um intérprete com uma virtuosidade e uma criatividade verdadeiramente excepcionais – alguém que demonstra que a kora pode rivalizar com os melhores instrumentos do mundo.

03 Agosto - 19h00
Praça Museu - Entrada Gratuita
RABIH ABOU-KHALIL (líbano) feat. RICARDO RIBEIRO (portugal)
Rabih Abou-Khalil é um dos grandes mestres do alaúde, instrumento que desde sempre procurou explorar de maneira inovadora, criando uma linguagem musical universal que é apreciada e elogiada por amantes e críticos das mais diversas áreas musicais, do jazz à música clássica, passando, claro, pela world music. No seu mais recente trabalho, o compositor libanês recebe a voz de Ricardo Ribeiro, jovem fadista português com uma originalidade e força raras, que com esta colaboração com Rabih conquistará certamente os palcos internacionais.

03 Agosto - 22h00
Grande Auditório - 5€
ELIADES OCHOA (cuba)
Membro e director musical durante vários anos do mítico Cuarteto Patria, reconvertido mais recentemente em El Grupo Pátria, e peça vital do projecto Buena Vista Social Club, Eliades Ochoa é uma lenda viva da canção cubana. Canções como “Chan Chan”, “El Cuarto de Tula” ou “El Carretero”, interpretadas por Eliades, foram a base do êxito deste disco histórico que vendeu mais de dez milhões de cópias, e conquistou um Grammy em 1997.

Mais informações em http://www.ccb.pt/

Sem comentários: